ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 28º

Boa Imagem

Manual de etiqueta a bordo, para não incomodar ninguém

Se você já se aborreceu durante alguma viagem de avião. Certamente algumas dessas dicas de etiqueta vão ajudar

Por Larissa Almeida (*) | 19/09/2023 11:05

Se você já viajou de avião, com certeza já foi incomodado ou incomodou alguém. Muitas vezes aquela viagem tão esperada de férias começa ou termina com muito estresse por conta de aborrecimentos durante o trajeto. Você é cutucado por quem está atrás ou do lado, fica tendo que se curvar porque um passageiro quer se levantar toda hora, não consegue descansar porque alguém está assistindo filme no último volume ou falando alto do seu lado e por aí vai. Perfume forte e doce então, isso é causador de inúmeros desconfortos por quem se senta próximo. Por isso, algumas regras de boa convivência são essenciais para quem viaja e ajudam a garantir um voo mais tranquilo.

  • Por conta das tarifas extras para despacho de mala, muita gente tem preferido viajar apenas com mala de mão – e muitos volumes extras. Não ocupe todo o espaço no bagageiro, principalmente com sacolas e itens que não sejam a sua mala de mão. Para isso, utilize o espaço abaixo da poltrona à sua frente. E utilize apenas o seu espaço, pense que os outros passageiros também precisam acomodar suas bagagens.
  • Preste atenção na numeração do seu assento e evite sentar-se em uma poltrona que não seja a sua. Se tiver dúvidas, pergunte - antes de se sentar - ao comissário de bordo. Ele ou ela também poderão te ajudar caso precise trocar de assento. Normalmente assim que todos embarcam e as portas da aeronave são fechadas, é possível fazer alguma troca. Além disso, quem faz questão de sentar na janela, por exemplo, compra o assento antes. É muito desagradável reservar seu lugar antecipadamente e alguém ficar pedindo para trocar com você.
  • Se costuma ir muitas vezes ao banheiro ou precisa se levantar com frequência, reserve uma poltrona no corredor. Os espaços dentre as poltronas são muito estreitos e certamente você irá incomodar os outros passageiros se ficar se levantando.
  • Gosta de ver filmes ou jogar? Não se esqueça de levar fones de ouvido para não incomodar os outros passageiros. E se está viajando acompanhado, procure falar baixo.
  • Nem todos gostam de conversar durante o voo. Se você gosta de puxar assunto, ao iniciar uma conversa, repare na reação do outro passageiro. Se ele não te der muita atenção, ou retribuir apenas com um sorrisinho, não se aprofundar na resposta, abrir uma revista, estiver de fones de ouvido ou qualquer sinal parecido, pare a conversa por aí. É muito chato quando alguém quer descansar, dormir, ou não está num bom dia e alguém do lado fica querendo conversar.
  • Lembre-se que tem um passageiro sentado à frente. Então nada de ficar chutando a poltrona, teclando na tela de entretenimento com força, apoiar os pés na fresta entre as poltronas, ou, ao se levantar, apoiar no assento do outro a ponto de recliná-lo. Imagina se a outra pessoa está dormindo ou com dor de cabeça?
  • Caso esteja viajando com crianças, leve alguns itens para entretê-las. Livros de colorir, livros de história, tablets e smartfones e brinquedos pequenos ajudam. Vale qualquer item – não barulhento – que irá distrair os pequenos durante a viagem.
  • Não faça na sua poltrona do avião o que não costuma fazer em público. Durante voos muito longos, já vi pessoas que começam a se sentir à vontade demais e acreditam que estão sozinhas no sofá da sua sala. Tiram o sapato e as meias e colocam o pé (às vezes com chulé) no assento, cutucam espinha, limpam o nariz, utilizam fio dental, aplicam perfume e por aí vai. Caso precise, vá até o banheiro.
  • Após utilizar o banheiro, procure deixar as coisas em ordem. O local é dividido por dezenas de pessoas, então se cada um fizer a sua parte, ficará mais agradável a todos. Dê a descarga, jogue os papeis no lixo, e não deixe a pia e o vaso todo molhado.
  • Não faça fila no corredor assim que o avião pousar, espere a sua vez. Também não fique atropelando ninguém assim que for liberado para sair da aeronave. Se tem alguma conexão imediata, avise o comissário de bordo com antecedência para que ele te libere antes dos outros passageiros.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram  @vistavoce_.

 

Nos siga no Google Notícias