Quem deve pagar a conta no restaurante?
Agir com respeito em encontros, almoços ou reuniões fortalece vínculos e boas relações
Essa é uma daquelas situações que parecem simples, mas que podem causar um constrangimento enorme se não forem conduzidas com bom senso. Quem nunca ficou naquela dúvida no fim do jantar — olhar discreto para a conta, sorriso sem graça, espera para ver quem se manifesta primeiro? Seja em um encontro romântico, um almoço entre amigos ou uma reunião de negócios, saber como agir nesse momento revela muito mais do que educação: mostra maturidade, elegância e respeito pelas relações.
Mas afinal, quem deve pagar a conta no restaurante? Escrevi um guia para que você não tenha mais esta dúvida. Aproveita e compartilha com todos os seus amigos e familiares.
- Leia Também
- Convidado para um evento e sem ideia do que vestir?
- Cuidado: sua ‘sinceridade’ pode estar arruinando sua imagem
Encontro romântico:
Tradicionalmente, cabia ao homem o pagamento da conta em um almoço ou jantar justamente porque as mulheres não trabalhavam fora. A etiqueta evoluiu junto com os costumes sociais. Hoje, a regra é simples: quem convida paga a conta.
No entanto, vale aqui algumas considerações para um encontro romântico, para qualquer tipo de casal. Se você convidou alguém para jantar fora, e estão se conhecendo melhor, no início do relacionamento, é de bom tom que pague a conta. As mulheres, de forma geral, se sentem prestigiadas quando o homem paga a conta. Isso demonstra gentileza e a devida importância que você está dando àquele encontro.
O importante é não deixar o constrangimento tomar conta. Um gesto elegante é sinalizar com antecedência, de forma leve, algo como: “Vamos dividir?” ou “Hoje o jantar é por minha conta.” Assim, evita-se qualquer mal-entendido.
Já quanto a casais que estão em um relacionamento, como namoro ou casamento, cada casal faz seu combinado. Divide a conta por igual, ou quem ganha mais paga mais, o que foi combinado não sai caro.
Aniversário:
Se você vai fazer uma festa de aniversário em um restaurante, não é obrigatório pagar a conta dos convidados. Muitas pessoas optam por este tipo de comemoração justamente porque é mais acessível e cada um pode pagar pelo seu consumo no restaurante. No entanto, caso você vá pagar ou não a conta, é importante informar os seus convidados para não haver mal-entendidos.
Você pode enviar uma mensagem para cada convidado com a seguinte frase: "Vou comemorar o meu aniversário no [Nome do Local] às xx horas. Vou ficar muito feliz se puder celebrar este momento comigo. A comemoração será com despesas individuais”.
A conta dividida em partes iguais continua sendo uma boa prática — mas vale sempre lembrar de respeitar quem não consome bebida alcoólica ou pediu algo bem diferente.
Reunião de negócios:
A regra é clara. Não existe distinção por sexo em ambientes profissionais. Quem convida para o almoço ou jantar de negócios, ou até mesmo para um café, é quem paga a conta, seja homem ou mulher. Sempre! Se você convidou um cliente, parceiro ou possível colaborador, é de bom-tom assumir a conta e resolver tudo discretamente, sem alarde. Nada é mais deselegante do que transformar um almoço corporativo em um momento de disputa ou desconforto.
Por isso, caso deseje convidar alguém para uma refeição de negócios, mas não tenha tantos recursos, opte por um café durante a tarde ou então restaurantes com valores que cabem no seu bolso.
Por outro lado, se você foi convidado, o comportamento ideal é agradecer e, se quiser retribuir, fazer o convite em outra ocasião.
Restaurante com amigos ou família:
Quando o convite é entre amigos, o ideal é que todos saibam previamente como será feito o pagamento. O que realmente deve ser evitado é aquela cena de confusão, com a conta passando de mão em mão e longas discussões. Organização e clareza são sempre bem-vindas.
Quando nos reunimos com amigos ou familiares em um restaurante, o ideal é que todos saibam previamente como será feito o pagamento. Se não foi um convite feito por uma única pessoa, para uma celebração especial por exemplo, geralmente está implícito que cada um pague pelo seu consumo. Cada pessoa, casal ou grupo familiar é responsável pelas suas despesas. Se cada um pedir o que quiser, o mais justo é cada um pagar o que consumiu.
E quando for uma única pessoa que convida a todos para alguma celebração em especial, vale a regra de avisar que cada um ficará responsável por arcar com suas próprias despesas.
É interessante também sempre optar por comandas individuais neste modelo de encontro, para não acontecer desentendimentos na hora de pagar a conta.
E lembre-se: a comunicação é fundamental. Qualquer que seja a configuração do evento e os convidados no restaurante, é preciso esclarecer antes como será a dinâmica na hora de pagar a conta. Se ninguém informou nada sobre as despesas antes, pergunte para quem te convidou. O combinado não sai caro!
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.