ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Compartilhando Justiça

Indenização por demora na aposentadoria

Jhenny Andrade Viana | 30/01/2019 09:00
Indenização por demora na aposentadoria

Situação que tem se tornado cada vez mais comum para os servidores públicos é a espera demasiada no momento de obter a tão sonhada aposentadoria.

Em regra, após adquirir o direito para se aposentar, o servidor dá início ao processo administrativo por meio de um requerimento apresentado à Administração Pública a fim de comprovar que, naquela data, preencheu todos os requisitos necessários. Entretanto, o procedimento costuma demorar meses e, às vezes, até anos para ser concluído, sendo que o profissional, impedido de descansar de suas funções, permanece compulsoriamente na ativa sem qualquer adicional ou compensação pelo tempo de trabalho indevido.

No entanto, o que muitos servidores não sabem é que essa demora na concessão de sua aposentadoria pode ensejar o direito à indenização, bem como, ao abono de permanência, que geralmente seria pago apenas ao servidor que o requerer.

A indenização face o ente público tem como finalidade a reparação do dano causado ao servidor em decorrência do atraso na concessão da sua aposentadoria, pois este poderia receber sem trabalhar, mas é obrigado a continuar na ativa. Esse entendimento foi inclusive confirmado pelo Superior Tribunal de Justiça em inúmeras oportunidades.

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul já chegou a afirmar que o dano a ser reparado corresponde à soma dos vencimentos do período em que o servidor prestou serviços ao poder público além do prazo razoável para o deferimento do benefício, concluindo ser injusta demora superior a 60 (sessenta) dias do requerimento de aposentadoria até a sua concessão.

Além disso, quando um funcionário público constitui todos os requisitos para a aposentadoria, mas não a usufrui, ele passa a ter direito ao abono de permanência. O valor desse benefício corresponde ao montante que lhe é descontado a título de contribuição previdenciária, ou seja, é como se ele deixasse, por ora, de contribuir com o Regime de Previdência.

Assim, o servidor poderá receber o abono permanência pelo período de tempo em que permanecer trabalhando, independentemente de prévio requerimento administrativo, visto que permanece na ativa de forma compulsória e não por escolha, como de fato assegura a natureza jurídica do referido abono.

Como visto, por morosidade da Administração Pública em analisar o pedido de aposentadoria, o servidor acaba permanecendo na ativa sem querer, existindo, portanto, o direito ao abono de permanência, bem como à indenização pelo impedimento causado.

O Poder Público falha em razão de sua omissão em atuar, ato este que prejudica diretamente o servidor que apenas está aguardando para gozar de um direito que já é seu desde a data em que preencheu o tempo de serviço e a idade necessárias, nos termos da legislação.

Indenização por demora na aposentadoria

Jhenny Andrade Viana

Advogada responsável pela carteira de Direito Público no escritório LIMA, PEGOLO E BRITO ADVOCACIA S/S (www.lpbadvocacia.com.br). Pós-graduanda em Direito Público pela Escola de Direito da Associação do Ministério Público – EDAMP. Pós-graduanda em Previdência do Servidor Público pelo Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV. Autora e revisora de teses e artigos jurídicos.

Nos siga no Google Notícias