ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

De olho na TV

De Olho na TV

Reinaldo Rosa | 28/09/2012 07:30

FELICIDADE É COMO A PLUMA – Quando uma pessoa pronunciou, pela primeira vez, a frase desenvolvimento sustentável, poucos entenderam seu significado. Agora surge o IDF (Índice de Desenvolvimento da Felicidade) criado pela Organização das Nações Unidas. Com menor estranheza do que aquele, o IDF já foi alvo de comentários jocosos por parte de colegas da imprensa questionando a abstração do conceito felicidade.

SER OU TER – Quem dedica o tempo em busca de entretenimento de fácil digestão, pode perceber o alcance – ou finalidade – da mais recente pauta da ONU, colocada à disposição de nações a ela unidas. O Cadinho, da trama Avenida Brasil, da Rede Globo, é o exemplo mais tácito das preocupações da Organização. O personagem de Alexandre Borges, aliás, assemelha-se, em muito, a personalidades do MS. Especialmente da Capital.

EIS A QUESTÃO – Segundo especialistas das Nações Unidas, a conquista da felicidade, para a maioria das pessoas, baseia-se unicamente na conquista da plenitude financeira. Quanto mais dinheiro no bolso – ou no banco –, mais a pessoa adquire bens duráveis, proporciona maior conforto à família, viaja mais, rende-se a luxos antes inimagináveis e aos caprichos do – ou da – amante, segundo o estudo.

ASCENDENTE – Com caixa para sustentar a família, Cadinho parte para aumentar sua felicidade através de amante que, com o tempo, proporciona-lhe uma segunda família. Depois, mais uma amante (satisfeita em seus desejos na cama e fora dela) e: mais uma família. E a tal da felicidade continuou até a casa cair.

DESCENDENTE – Vivendo numa sociedade de consumo – e vítimas das Casa Bahia – pessoas têm na conquista de bens e boa alimentação, por exemplo, indicativos de status e bem viver. Ao não poder sustentar – ou alcançar – esse estágio de vida, a felicidade cai na mesma proporção ao desapego do que antes fora – ou não – conquistado, segundo os estudiosos da ONU. A abstração da palavra felicidade pode se concretizar através de educação dos limites e formas com as quais o dinheiro possa atuar sobre as atitudes de cada um.

SEM MEDO DE SER FELIZ – Não é só nos moradores do Divino que acontece crescimento nos índices de inadimplência. A gritaria é geral e, sem conquistas pessoais, através de moeda ou não, vem a frustração e em conseqüência a infelicidade que, alertados pelo IDF, da ONU, poderá ser evitada caso as nações voltem sua atenção para o assunto.

ME AGUARDE – Como todo endinheirado que se preze – e escravo da ditadura do ter –, Cadinho fugirá para país distante e usufruirá da fortuna que tem guardada em bancos de paraíso fiscal. Escorado em ensinamentos de respeitáveis personagens do mundo político nacional.

LONGE DE CÂMERAS E MICROFONES – Vereador Marcelo Bluma, acompanhado de Fernanda Fialho, (candidatos a prefeito e a vice, respectivamente) do PV, além do vereador Athayde Nery e Luiza Ribeiro, representando o PSDB, foram recebidos por uma importante Associação de pequenos e micros empresários da Capital. O PT também se fez presente com o candidato Vander Loubet. Na ocasião (em horários e dias distintos) eles declinaram sobre planos dirigidos à classe em suas respectivas bases de atuação.

PARA MAIS – A Associação (que tem o nome não citado propositalmente) congrega mão de obra de sete mil filiados inscritos e um contingente estadual de aproximadamente treze mil profissionais. Considerando-se um mínimo de dois eleitores por família desses trabalhadores, teríamos – ou temos – número de votos a ser considerado por qualquer candidato de bom senso.

OU PARA MENOS – Durante o encontro de Marcelo Bluma e sua vice com a diretoria da entidade, a presidente recebeu recado de pessoa dizendo-se ‘secretária do Comitê do candidato Edson Giroto’. Era ‘para agradecer o convite, mas na agenda de campanha não foi aberto espaço para visitas a pequenas associações’ (sic). Coincidência ou não, o recado (do comitê) foi dado no dia seguinte à divulgação da última pesquisa do Ibope, na capital.

REGINA DUARTE TINHA MEDO – Em sua pior apresentação na televisão, em rede para todo Brasil, a atriz representou bem – como sempre – a mulher com ar de preocupação com o futuro. Em tom de tragédia grega pronunciou a frase estou com medo. Tenho muito medo, referindo-se a uma possível derrota de José Serra para Lula, numa corrida presidencial. O petista ganhou – e se reelegeu -, foi classificado de "o cara", por Barack Obama, passou incólume por erros de pessoas diretamente ligadas a ele e, ainda, ajudou a eleger Dilma Rousseff como sucessora. E Regina, sem medos maiores, continuou com suas ricas interpretações de vários papéis.

REMEMBER 11/SET – Catastróficos segmentos políticos, acompanhados de colegas de imprensa – falada, escrita e televisionada – pregam cuidados citando fatos vindos de Dourados. Parece que a eleição de Alcides Bernal é dada como certa e que ele seja mais resultado da mídia do que possível eficiente chefe do executivo municipal. O tal apocalipse também é uma forma de ajudá-lo – ainda mais – na corrida do segundo turno das eleições.

Um abraço Antonio Mazeica Fumaça. Registrador de fatos e pessoas do estado guaicuru.

Nos siga no Google Notícias