ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

A Anvisa não pode perder tempo, necessita de unificação vacinal

Mário Sérgio Lorenzetto | 12/12/2020 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A agência norte-americana de medicamentos - FDA - é o regulador sanitário mais antigo do mundo, fundado em 1906. A Europa necessitou de 90 anos para organizar seu emaranhado de agências nacionais em um organismo unificado a EMA. O Brasil levou 93 anos para descobrir que necessitava de um órgão fiscalizador de vacinas e de medicamentos. A ANVISA foi criada em 26 de janeiro de 1999. É uma jovem que completará tão somente 22 anos dentro de algumas semanas. Ainda que tente se colocar como um órgão público importante, é um jovenzinho inexperiente e de não boa fama até pouco tempo. O mundo, e particularmente o Brasil, será beneficiado de uma possível harmonização internacional de protocolos de aprovação de medicamentos e vacinas que começam a ser debatidos na Europa e nos EUA. As vantagens serão múltiplas se não entrarmos em uma ostra nacionalista, se não nos fecharmos a essa unificação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Rússia, China e Emirados Árabes começaram a vacinar antes da Inglaterra.

Não participar dessa harmonização vacinal é aplaudir a descoordenação de escala planetária que vem ocorrendo. Para desmaio de Boris Johnson, a Inglaterra não foi o primeiro país a vacinar as pessoas. Bem antes da ilha mais famosa da Europa, a Rússia, China e Emirados Árabes iniciaram vacinações de alguns estratos de suas populações. A FDA tardou uma semana a mais que a Inglaterra e a Europa tardará até o dia 29 de dezembro. O Brasil vacinará algum dia... Esses dados, amplamente conhecidos, apenas demonstram a descoordenação a falta de harmonia entre as agências de vacinas e de medicamentos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
As vantagens da harmonia universal.

O que impede a agência norte-americana de unir-se à chinesa? Mais deplorável ainda, porque a agência inglesa está desconectada da Europa? Ou, claro indício de fim de mundo, o Brasil nem ter iniciado o debate para unificar sua agência com as demais? A unificação é, em primeiro lugar, sinônimo de ganho de tempo. Também aumentaria a solidez das decisões de segurança e eficácia, levando a maior confiança popular. O povo não entende e digere mal esse aparente rigor da Anvisa que estava afirmando necessitar de 60 dias para aprovar uma vacina. Mentirosos. Os dois meses são o tempo necessário para conseguir arrumar alguma vacina que não seja a chinesa. Se existisse a unificação planetária, não estaríamos ouvindo esse general de desenho animado nos levando à loucura.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Oito anos de debates.

Há 8 anos quase todos os países do mundo acordaram criar a Coalizão de Autoridades Reguladoras de Medicamentos - ICMRA - para permitir aos países compartilhar informações  e acordar protocolos. Dessa modesta iniciativa, saíram acordos práticos sobre as pesquisas anticovid. A primeira, foi quando a China enviou à ICMRA o genoma do vírus. A mais atual, é a aliança que está sendo gestada entre a vacina Astra Zeneca, de Oxford e a russa da Gamaleia. É urgente ampliar a ICMRA para os tempos pós-vacinais, porque um efeito secundário raro pode passar desapercebido em um país, mas não no conjunto de países.
Nos siga no Google Notícias