ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 33º

Em Pauta

Acordo histórico na COP26: mais de R$ 9 bilhões para indígenas

Mário Sérgio Lorenzetto | 03/11/2021 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Grã-Bretanha, Noruega, Alemanha, Estados Unidos e 17 doadores norte-americanos, se comprometeram na Conferência do Clima na Escócia a apoiar com um financiamento direto, de mais de R$ 9 bilhões aos povos nativos e comunidades locais para que preservem a biodiversidade. Há uma decisiva diferença dos financiamentos anteriores, desta vez o dinheiro não irá para governos e nem para ONGs que não sejam indígenas ou de comunidades locais, irá diretamente para eles.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Recebiam menos de 1%.

Os estudos que levaram à essa nova decisão, mostram que as comunidades indígenas recebiam menos de 1% do financiamento para preservar as matas e florestas. Irá, agora e até 2025, para a Aliança Global de Comunidades Territoriais (GATC), uma coalizão de organizações da América Latina, Ásia e África que representa 35 milhões de pessoas em 24 países.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Indígenas de Mato Grosso do Sul poderão receber financiamento.

Há duas organizações do Mato Grosso do Sul que estão habilitadas para receber parte desse financiamento: a Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal e Região (Arpipan) e a Grande Assembleia do Povo Guarani (Aty Guassu). Para receber dinheiro, deverão apresentar projetos para a Comissão Nacional Permanente que gerencia o Acampamento Terra Livre, uma reunião de líderes indígenas, realizada anualmente, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Haverá dinheiro, inclusive, para a aquisição de terras.

Nos siga no Google Notícias