ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Em Pauta

Afogamentos: "foram só alguns segundos"

Mário Sérgio Lorenzetto | 20/06/2019 07:00
Afogamentos: "foram só alguns segundos"

Pelo menos 16 brasileiros morrem por afogamento todos os dias. Isso equivale a dizer que a cada 91 minutos, um brasileiro morre afogado. Homens morrem afogados quase 7 vezes mais que as mulheres. Mas há dados ainda mais perversos. Afogamento é a segunda causa de óbito no Brasil para crianças entre 1 a 4 anos. É a quarta causa de óbitos para os que estão entre 5 a 9 anos. Mais de 80% dessas mortes ocorrem por ignorância dos riscos ou por desconhecer como agir. O brasileiro ainda não se conscientizou que afogamento não é acidente, não acontece por acaso, têm fácil prevenção. Os 5.700 casos de afogamentos por ano são evitáveis com medidas de prevenção e divulgação.

Afogamentos: "foram só alguns segundos"

As precauções dos adultos.

Ainda que possa parecer que as piscinas são mais seguras, aproximadamente um em cada três afogamentos ocorrem em piscinas residenciais. Por isso, estejam onde for, é fundamental que os pais tomem uma série de precauções: as crianças sempre devem estar acompanhadas por um responsável adulto, não deixar brinquedos na piscina ou próximo a elas e evitar refeições pesadas na piscina ou nas proximidades.

Afogamentos: "foram só alguns segundos"

Observar a regra do 10/20 e outros cuidados.

Uma das mais eficientes prevenções é jamais desrespeitar a regra do 10/20. Olhe para a piscina ao menos a cada dez segundos, e assegure que possa agarrar os braços da criança em não menos de 20 segundos. Examinem os possíveis perigos ao chegar a uma piscina: qual a profundidade da piscina? É melhor que a criança use jalecos para flutuação dos que as velhas boias para os bracinhos. E o melhor de todos os cuidados: ensine a criança, desde os seis meses de idade, a pelo menos flutuar na água.

Nos siga no Google Notícias