ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, TERÇA  17    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Brasil será um dos países que mais demorará para sair da crise

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/12/2021 07:50
Brasil será um dos países que mais demorará para sair da crise

"Recuperação desigual", prevê o FMI para a saída da crise econômica no mundo. Quase todos os informes econômicos estão há meses repetindo estas duas palavras. Serão 51 países, dos 192 acompanhados pelo FMI, que não conseguirão recuperar o nível do PIB pré-pandemia, antes do final de 2022. Alguns deles, como a Venezuela e Myanmar, ficaram muito distantes da atividade econômica prévia do estouro.


Brasil será um dos países que mais demorará para sair da crise

China, Turquia, Egito e Índia terão os melhores resultados.

No lado oposto, quatro nações do bloco emergente conseguirão os maiores avanços. Entre o começo de 2019 e o fim de 2022, a China crescerá 17%. A Turquia vem logo atrás, com 15% de incremento em seu PIB. A terceira posição, com 12%, está ocupada pelo Egito. A quarta posição é especialmente paradigmática por tratar-se de um dos países que mais sofreram com a covid, a Índia crescerá 10%.


Brasil será um dos países que mais demorará para sair da crise

EUA, ruim momentâneamente.

O gigante norte-americano, por seus ambiciosos planos de estímulos fiscais, vive um momento de crescimento de sua dívida externa, que já era enorme. Mas isso é momentâneo. A projeção do FMI é de que voltará aos mesmos patamares de antes da pandemia, e terá ganhos ainda maiores até o final de 2022.


Brasil será um dos países que mais demorará para sair da crise

Brasil, ruim agora...e depois.

O Brasil, dentre os maiores países do mundo, só está melhor que a Espanha, nas contas do FMI. Os dois países encabeçam a lista daqueles que mais tardarão em recuperar-se depois de sofrer com as garras da pandemia. Ambos terão grandes dificuldades não só para conseguir um bom ritmo de crescimento, como também enfrentarão dificuldades para estancar o crescimento do endividamento.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias