ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, TERÇA  25    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Cavalo Caramelo, por que o resgate de animais causa comoção

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 13/05/2024 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Milhares de frangos e porcos morreram no Rio Grande do Sul. Quantidade similar foi resgatada. Além seus dos donos, ninguém se comoveu. Por outro lado, até o momento, 20 mil animais de estimação foram salvos em Porto Alegre e Canoas. Não há estimativas nos outros 370 municípios atingidos pelo dilúvio. Talvez dobre.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Quem ajuda os animais, ajuda gente.

Quem ajuda animais em resgates geralmente também ajuda as pessoas. Quem reclama ou faz piadinhas disso, normalmente não ajuda animais e nem gente. O fato de termos consciência de que eles são mais uma vítima do que está acontecendo também é comovente. Assistir aos vídeos de animais incapazes de agir sozinhos diante de tragédias é próprio das ligações emocionais do humano com os animais domesticados, desde tempos imemoriais.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Senciência explica nossas emoções.

A palavra que define nossas emoções no resgate de animais domesticados é "senciêcia". É o reconhecimento de que os animais têm sentimentos, como medo e alegria. Eles reconhecem que estão em perigo em situações trágicas. Demonstram o medo por meio dos olhos, dos movimentos e podem se assustar com a ação de resgate. É preciso ter cuidado na hora de retirar os animais de situações ameaçadoras.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Faculdades e clubes de futebol estão recebendo animais resgatados.

A PUC do Rio Grande do Sul e o Gremio Náutico União, ambos em Porto Alegre,  estão recebendo animais resgatados e seus tutores. Há dezenas de cães, gatos e dois porquinhos da Índia nessas instituições. A Prefeitura de Canoas, uma das cidades destruídas totalmente pelas águas, conseguiu organizar um espaço para a acolhida dos pets. O Estádio Boca do Lobo, de Pelotas, também está sendo usado para abrigar animais de estimação. Na hora de doar, não esqueçam de enviar rações, camas e materiais de limpeza para pets.

Nos siga no Google Notícias