ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Como seria viver em outro país?

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/01/2018 08:06
Como seria viver em outro país?

Pensando em viver fora do Brasil? Desemprego, violência, medo da possível vitória do Bolsonaro? Planeje e simule como será sua nova vida. "If it were my home" ("Se fosse minha casa", em português) é o site capaz de facilitar tua pesquisa. Compara diversos índices de qualidade e estilo de vida entre as nações que escolhe comparar. Desde a saúde à educação, passando por outros aspectos como segurança, emprego e clima.
Imaginemos que escolha viver em Portugal, o destino da moda que substituiu Miami após a vitória de Trump. Verá que é provável que morra mais tarde. O site diz que terá a chance de acrescentar 5,7 anos ao tempo aproximado de vida que tem ao viver no Brasil. Todavia, a má notícia é que gastará 80% a mais em cuidados com a saúde. Há um dado curioso: você passará a ter 52% menos chance de estar na prisão. O site detecta automaticamente que você vive no Brasil, mas não faz a tradução do inglês para o português.

Como seria viver em outro país?
Como seria viver em outro país?

Itália: nem esquerda e nem direita.

A Itália iniciará o ano com eleições legislativas. O 4 de março será crucial para os italianos e para a Europa. Talvez para o mundo. Pela primeira vez, uma força nem à esquerda e nem 'a direita tem condições de vencer. Desde a Operação Mani Puliti a Itália soçobra, perdida no espaço sideral da política. Depois da era do histriônico Berlusconi, surge seu herdeiro, o comediante Beppe Grillo. Um palhaço profissional assume as rédeas da política italiana. Nas últimas eleições legislativas, o movimento de Beppe Grillo, denominado 5 Estrelas, obteve 26% da Câmara de Deputados - a maior bancada - e 24% do Senado. A instabilidade foi perpetuada. Nos últimos anos a Itália teve três Primeiros-Ministros: Enrico Letta, Matteo Renzi e Paolo Gentiloni. Todos de perfil técnico. Todos fracassaram estrepitosamente. E não há alternativas. O centro e a esquerda foram ceifados pela Mani Puliti. A centro-direita de Berlusconi está desacreditada. O seccionismo xenófobo da Liga Norte enfraqueceu. Sobrou o comediante.
Beppe Grillo, apesar da imprensa brasileira de esquerda o apresentar como um Tiririca, pode ser minimamente comparado com um Jô Soares. Oriundo de um programa televisivo da rede de emissoras de Berlusconi, soube aproveitar a onda da internet. Ganhou a simpatia dos eleitores que desconfiam dos partidos tradicionais e que estão sem representantes no liberalismo.
É um fenômeno complexo que não pode ser liquidado com uma palavra ou frase lapidar. Muitos dizem que o Movimento 5 Estrelas é populista. Essa classificação esconde o simplismo de quem a utiliza.

Como seria viver em outro país?

5 Estrelas a força que muitos brasileiros sonham.

Esse movimento foi criado em outubro de 2009. Ele pertence, é uma propriedade de Beppe Grillo e de um marqueteiro de nome Gianroberto Casaleggio. Somente eles dispõem quem entra ou sai do movimento. Funciona como uma empresa. Dentre outras, ninguém pode usar esse nome.
Em 2004 a dupla sai da televisão e vai para a internet. As ideias preconizadas pelo 5 Estrelas são de puro liberalismo: "o espaço onde se constitui a perfeita concorrência entre as ideias, onde se realizará a melhor atribuição dos recursos e a justa redistribuição da riqueza, a potenciação das competências e o reconhecimento da meritocracia". Tudo isso deveria acontecer, segundo os dois proprietários do movimento, "sem conflito social e sem relações de força". Uma utopia singular e patética.
Grillo pôs na internet sua fama, construída na televisão, procurando preencher o vazio da representação política. No início seus temas prediletos eram a ecologia, a participação dos cidadãos ou o abuso dos poderosos. Atacava juízes, políticos e empresários. O crescimento só veio em 2012, na Sicília, onde ocupou todo o espaço da direita tradicional. Seu boom eleitoral ocorreu quando adotou temas como a desconfiança em relação aos imigrantes e os protestos contra os impostos e gastos públicos. Todos as pesquisas dão ao 5 Estrelas a vitória em 4 de março. Tal como nas eleições francesas e alemãs, o mundo político está apreensivo. Não se sabe o que Beppe Grillo prepara para seu governo. Mas não será uma piada.

Nos siga no Google Notícias