É oficial: o kiwi ajuda a ir ao banheiro
Comer kiwi ajuda a ir ao banheiro. Isso muita gente intuía. A novidade é que agora essa suspeita está respaldada por evidências científicas. A Comissão Europeia de Saúde acaba de dar luz verde para que esse argumento possa ser utilizado na publicidade dessa fruta. É a primeira vez que autorizam uma declaração de saúde para um alimento. Esse tipo de estudo acadêmico não existe no Brasil. Tudo que você vê ou lê não passa de pseudociência.
O fajuto é rei.
Se lançarmos um olhar aos anúncios de alimentos que há alguns anos existiam, veríamos coisas que hoje consideramos absurdas. Basta recordar que recomendavam “Biotônico Fontoura” como bebida saudável para crianças, por supostas propriedades medicinais. Também utilizavam - e continuam usando - slogans relacionados com a saúde em bolachas, chocolates e outros alimentos de escasso ou nenhum interesse nutricional.
Força! Vitalidade!
Ainda há alimentos que supostamente trazem benefícios como crescimento, vitalidade, força, desenvolvimento dos ossos ou qualquer outro adorno que a empresa queira inventar, porque não existem restrições brasileiras legais que os impeçam. No primeiro mundo, isso está devidamente regulamentado, precisamente para evitar mensagens enganosas - ou falsas na totalidade - na publicidade de alimentos. Não temos um organismo estatal como a Comissão Europeia de Saúde.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.