ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Em Pauta

Empresas prometem carne de laboratório para 2020

Mário Sérgio Lorenzetto | 15/10/2018 08:42
Empresas prometem carne de laboratório para 2020

Será um choque cultural. Será um choque ainda maior nas finanças dos fazendeiros e na economia do Estado. Chega a carne cultivada em laboratório por engenharia de tecidos. Ante a crescente demanda mundial de consumo de proteínas, a competição para realizar esse feito já começou e em menos de três anos este produto estará nos supermercados mundiais. Quatro empresas estão competindo ferozmente por esse novo mercado. É bom conhecê-las.

Essa carne começa a ser conhecida por diferentes nomes: cultivada, artificial, de laboratório, ética ou in vitro. À partir de uma amostra de um animal vivo - vaca, porco, aves ou peixes - os cientistas fazem crescer músculos em laboratórios. As células proliferam sozinhas em um biorreator que imita o corpo do animal. O que interessa é a proteína. Uma proteína sem gordura e sem o uso de antibióticos, diferenciando dos animais hoje abatidos nos frigoríficos. Inicialmente, terão forma de pasta, para que posteriormente a indústria alimentícia a transforme em hamburgues, salsichas, almôndegas ou embutidos. Por enquanto as picanhas estão livres da concorrência. Todavia, a carne brasileira não compete no mercado da carne de luxo, é quase toda processada e vendida para virar hamburgues.

Empresas prometem carne de laboratório para 2020

Microsoft luta contra Google pelo controle das carnes de laboratório.

Nessa competição participam quatro empresas no mundo. A maior delas é a norte americana Memphis Meat, que dispõe da fortuna colossal de Bill Gates, fundador da Microsoft. Se não bastasse tanto dinheiro, ainda têm a seu dispor o dinheiro de Richard Branson, da Virgin e do gigante da alimentação Tyson Foods. Na Europa, a holandesa Mosa Meat desenvolve esse produto e já apresentou um modelo de hamburguer com carne de laboratório. Entre os homens que a sustentam se encontra Sergey Brin, fundador do Google, que em julho injetou outros 8 milhões de euros na companhia.

As outras duas são menos conhecidas e um tanto "pobres" quando comparadas com as duas primeiras. A israelense Supermeat ainda está distante das duas primeiras, e sobre ela, há raras notícias na imprensa ocidental. A Biotech Foods, do maior polo gastronômico do mundo, localizado em San Sebastián, na Espanha, já pode produzir em laboratório alguns quilos de carne de laboratório que, dizem, são excelentes. E não é de duvidar. Essa cidade na fronteira com a França tornou-se o maior centro de estudos alimentares do mundo. Mas correm atrás de algum financiador para produzir toneladas e não meros quilos.

Empresas prometem carne de laboratório para 2020

O mercado da borracha, que pertenceu ao Brasil, foi superado pela pesquisa.

Está em jogo um negócio multimilionário. Pretendem começar em 2020. Para 2021, estão certos de que abocanharão 1% do mercado mundial. Logo a seguir, em 4 a 5 cinco anos, serão detentores de 8% do mercado mundial. Eles garantem que as carnes estão boas, são saborosas e são ecologicamente corretas. Quanto tempo levarão para ganhar metade do mercado mundial? Serão donos de 100% do mercado em dez ou vinte anos? As fazendas brasileiras sobreviverão sem vender para o mercado mundial de carne para hamburguer? E as demais carnes - porco, aves e peixes - quando tomarão de assalto o mercado? Enquanto isso, nossas faculdades ensinam... o que mesmo? Um dia fomos os maiores produtores de borracha. A borracha sintética tomou os mercados....

Empresas prometem carne de laboratório para 2020

Uma pequena história da borracha sintética.

Em 1909, o alemão Fritz Hoffman sintetizou pela primeira vez um produto natural em laboratório. hoje existente em 100 formas distintas, a borracha sintética se tornou indispensável a partir da Segunda Guerra Mundial. Durante muito tempo, a história da borracha foi 100% natural. Os indígenas chamavam a seringueira de "ca-hu-chu", algo como "madeira que chora".
Os primeiros relatos feitos por europeus datam do início do século XVI. Observaram estranhos jogos de bola entre os indígenas com a borracha. Durante longo tempo procuraram emprego útil para esse material. Entretanto, além de borrachas de apagar a escrita e capas de chuva, nada mais ocorria aos europeus. A borracha natural apresentava problemas incorrigíveis: no frio ficava quebradiça e no calor, grudava. Isso mudou em 1839, quando o norte americano Charles Goodyear inventou o processo da vulcanização. Era a borracha de laboratório. Sua borracha era termicamente mais resistente, mais elástica e mantinha a forma. Em 1880 veio o automóvel. Essa combinação, automóveis e rodas pneumáticas, tornou a borracha de laboratório um material estratégico. E adiós borracha natural, virou um material secundário.

Nos siga no Google Notícias