ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Grandes canções do rock inspiradas na Bíblia

Mário Sérgio Lorenzetto | 24/03/2018 08:29
Grandes canções do rock inspiradas na Bíblia

Ler a Bíblia, Ainda que de grande interesse, é também uma experiência desassossegante à medida que se descobrem proibições quase desconhecidas: não pode ferir escravos nos olhos, não,pode comer coruja, nem cozinhar um cabrito no leite da mãe e não deitar com a sogra, entre tantas outras coisas. A parte das exortações é mais grata, principalmente por recomendar substituir a água por vinho e, por cima de tudo, cantar. Os autores do livro sagrado eram empedernidos melomanos - sentiam exagerada atração pela música. Desde o Gêneses, atribuem aos músicos em geral uma ilustre linhagem, nada menos que a de Caim... o que explicaria muitas coisas.
Nas páginas seguintes quase toda ocasião é boa para cantar, dançar, tocar harpa, tamborins, címbalos e trompetas. Aparecem personagens relevantes como Davi, Salomão e Moisés - todos compositores. A adoração pela música é tão grande que as visões do Apocalipse para quem conseguia obter a salvação se distinguia porque "cantava um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes, e dos anciãos...".
Não é de estranhar que tantos músicos, ao longo da história, foram influenciadores inspiraram na Bíblia.

 

"Plastic Jesus", cantada por Paul Newman

Composta em 1957, por Ed Rush e George Cromarty, desde então conheceu uma série de versões. Está corresponde ao filme "Lenda Indomável", com um Paul Newman que a interpretava entre lágrimas, pois seu personagem acabara de receber no cárcere a notícia da morte de sua mãe.

 

"Prodigal Sons", de The Rolling Stones

A parábola do filho pródigo forma junto com a da moeda perdida e a da ovelha perdida a chamada "trilogia da misericórdia". Poderia também ser chamadas de "departamento de marketing do cristianismo". O Evangelho de Lucas deixa claro que o importante é captar novos católicos para suas fileiras, Ainda que ao preço de frustrar aos que sempre permaneceram fiéis. Proselitismo antes de fidelização. Seja como for, a adaptação da parábola cantada pelos roqueiros ultra famosos foi feita por Robert Wilkins.

"In Gods Country", de U2

Devoção não falta. Poderíamos dizer que U2 é a banda sonora da Bíblia. Nada menos de 77 canções dessa famosa banda aludem à Bíblia. Algo que vem passando ao largo das igrejas. Está pertence ao seu álbum mais conhecido é paráfrases a primeira Epístola aos Coríntios: "E agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior deles é o amor".

Grandes canções do rock inspiradas na Bíblia

O senhor do aço vai à guerra.

Contam que Trump acabara de sorver o último trago da duodécima lata de Coca Cola Diet e ficou olhando-a antes de amassá-la entre as mãos. Que metal era aquele, tão leve, perguntou. Melania respondeu: "Alumínio". Nós fabricamos, questionou o presidente. Não todo, uma boa parte temos de importar, assim como o aço. De quais países?, a conversa continuou. Da Europa e do Canadá e China, mas também do Brasil, México e Coreia do Sul. O presidente se esforçou para identificar mo mapa aqueles países distantes, que lhe soavam como inimigos.
Na entrevista coletiva do dia seguinte, pensando no aço, imprescindível para a indústria armamentista e no alumínio, imprescindível para as latinhas de Coca Cola, anunciou que havia decidido gravar com impostos altos suas importações e revitalizar a indústria do aço norte americana. America first!, exclamou, olhando para os desafetos correspondentes estrangeiros.
A declaração de guerra era inesperada. Todos os estadistas belicosos - Hitler, Stalin, Mussolini, Mao Tse Tung - foram imantados pela força do aço e de sua imagem metafórica. Quem dominava o aço, dominava o mundo no século passado. Valia para a produção de armas e para a construção da imagem desses líderes guerreiros. Trump é o herdeiro de um passado de litígios comerciais... e de guerra. Enquanto o mundo do século XXI é pautado pela diplomacia e pelos acordos comerciais, o presidente dos EUA procura a beligerância. Procura em cada esquina do mundo a guerra.

Nos siga no Google Notícias