ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

Lula comanda um governo ultrapassado com slogans obsoletos

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 21/04/2024 07:30
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A pergunta mais importante da política nacional é: porque o governo Lula está perdendo fôlego e consenso em todas as pesquisas? Enquanto a esquerda vê a deterioração de suas ideias e práticas, a direita, mesmo derrotada nas urnas e com uma infinidade de processos para resolver, se mantém incólume, com razoável vigor. Há um consenso para a resposta: a inflação do feijão com arroz. A alimentação está cara. Mas a economia da família não explica tudo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os velhos slogans de sempre.

Tentei recuperar alguns slogans que foram criados nos governos Lula I e II, assim como nas campanhas petistas. "Trabalhador vota em trabalhador", "Brasil é um povo único", "Brasil vai mudar de cara", "Sem medo de ser Brasil" e o mais usado, "A esperança vai vencer o ódio". Esses slogans, com cheiro de naftalina, não convencem mais nem o mais radical petista. O mundo mudou totalmente, já não é digital, é analógico. Aquele Brasil idílico, projetado por Lula, já não existe. Não é certo que trabalhador vota em trabalhador. Até a ideia de trabalho mudou. Os jovens não querem trabalhar em uma fábrica, querem ser empresários. Não se deixam iludir com velhas bandeiras e ideologias.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os donos do dinheiro e de mais da metade dos votos.

Os demais slogans de Lula estavam centrados na classe média. Esse Brasil também já não existe. A classe média mudou e se inclinou para a direita. o velho charme da esquerda, que tocava as emoções da classe média, naufragou. A classe média não aplaude mais as "esmolas" dadas pelo governo aos mais pobres. Também não há uma política sequer traçada pelo governo para ela. Está totalmente abandonada. Em política, abandono é o dia anterior da mudança de rumo. Essa classe média não critica as políticas identitárias (negro, índio, gay, feminismo) do petismo, mas também não a aplaude. Tá nem aí, na melhor das hipóteses.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A ilusão do voto na esquerda.

O governo Lula vive com a cabeça em Marte ou mais além. É incapaz de ler os resultados da urnas. A verdade incontestável é que Lula não tem voto esquerdista para ser eleito. Sua vitória se deve ao centro e a setores da direita. Sem aliados, Lula teria uma derrota acachapante. Pensar que a vitória de Lula possa ser uma simples e preguiçosa volta aos slogans e símbolos do passado, será fatal para sua reeleição. Um pequeno e insignificante exemplo: não foram capazes de recuperar a bandeira nacional, continuam com suas bandeiras vermelhas esfarrapadas, carcomidas pelo tempo.
Nos siga no Google Notícias