ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Em Pauta

O Grande Irmão entrou no carro: câmeras te observarão

Mário Sérgio Lorenzetto | 07/08/2022 08:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Os fabricantes de automóveis estão obrigados, desde esta semana, a incorporar uma série de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) na União Europeia. Entre eles, há um regulador inteligente de velocidade, uma caixa preta - como a dos aviões - para averiguar culpas em acidentes, um detector de tráfego traseiro e uma câmera para detectar fadiga e soneca de condutores. Quando chegar ao Brasil, esses sistemas e leis, mudarão completamente nosso modo de dirigir.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Alguns modelos da BMW já tem o sistema contra sono.

Em caso de detectar sonolência, o carro emite um alerta acústico, visual ou sensorial ao motorista. Essa medida já foi introduzida em alguns modelos da BMW voluntariamente. Como pode um carro saber se um motorista está com sono? Há dois sistemas, um rastrear o globo ocular, outro, faz o reconhecimento facial. São pequenas câmeras colocadas em pontos estratégicos que observam o que acontece com o motorista. A Bosch tem um sistema que permite contar a quantidade de vezes que alguém pestaneja. Como se sabe, pestanejar muito é sinal eficaz de sono. Há outro sistema que checa a inclinação da cabeça.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Detector de luz verde no semáforo.

O sistema comprova se o motorista está olhando a rua. Em caso afirmativo, o veículo começa a avançar automaticamente quando a luz do semáforo é verde. Quando o sistema detecta que o motorista não está olhando a rua, emite um sinal acústico para avisar que já pode mover o carro. Esse sistema também já está sendo colocado em alguns carros. Todos foram treinados com mais de 6.000 pessoas diferentes e são muito confiáveis.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Adiós privacidade.

Muitas manifestações contrárias à esse sistema ocorreram na Europa. O reconhecimento facial vem sendo torpedeado no Velho Continente. Argumentam que nem a velhice muda as características faciais e que a Iris humana é inalterável desde os três anos. O problema com o reconhecimento facial foi que, no Afeganistão os talibãs usaram esse sistema para perseguir e matar seus opositores. O Grande Irmão subiu no automóvel e vai dedurar seus ocupantes. Rastrearão todos, motoristas e passageiros, e enviarão os dados aos governantes. Adiós privacidade.

Nos siga no Google Notícias