ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

O grande roubo dos ossos do Papai Noel

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 26/12/2023 07:05
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Durante séculos, roubar cadáveres era um grande negócio. Alguns valiam imensas fortunas. Um dos casos mais curiosos foi o roubo dos ossos de São Nicolau, cuja imagem foi, tempos depois, transformada em Papai Noel. Seu nome era Nicolau de Mira, um bispo turco que viveu e morreu na primeira metade do século IV. Nascido em uma família rica, como quase todos os bispos de então, costumava dar presentes aos pobres e era considerado um homem muito bom.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Protetor dos marinheiros.

Após sua morte, Nicolau passou a ser visto como o santo protetor dos marinheiros. Gritavam por seu nome quando navegavam em águas agitadas. Foram os marinheiros que espalharam pelo mundo o culto a São Nicolau. Óbvio, que seu cadáver era extremamente valioso por possuir, segundo seus crentes, poderes milagrosos e curativos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Roubaram Papai Noel.

Mira, onde estava o cadáver de São Nicolau, era uma cidade portuária famosa e movimentada. Um grupo de comerciantes e marinheiros da italiana cidade de Bari, localizada no "calcanhar" do território com forma de bota, devidamente armados, entraram na igreja de São Nicolau, amarraram os padres que por ali estavam e roubaram os restos mortais do santo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Descendentes ficaram ricos.

Os descendentes dos ladrões, com o passar do tempo, ficaram ricos. Passaram a receber uma porcentagem das ofertas dadas no dia da festa do santo durante séculos. Os restos do Papai Noel continuam em Bari. Mira só tem uma tumba vazia. Em 2009, o governo turco tentou recuperar pela enésima vez o cadáver do Papai Noel. Em vão. Bari não o devolverá.
Nos siga no Google Notícias