ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia

Mário Sérgio Lorenzetto | 17/07/2016 08:23
O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia

A imagem, segundo a agência de noticias Associated Press, foi feita próxima ao Aeroporto de Istambul. Muitos se recordam de outra foto icônica: a do estudante que enfrentou tanques na praça Tiananmen, em Pequim. Até o momento não é conhecida a identidade ou o paradeiro do protagonista da imagem clicada em Istambul.

O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia
O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia

Rico mas com cabeça de classe média.

O Brasil pensado por Sérgio Buarque e Gilberto Freire ainda existe? Talvez, mas é necessário repensar a população do nosso país. Sem dúvida alguma passamos por uma enorme transformação nas últimas décadas. Um dos maiores erros cometidos pelos governos do PT foi o de deixar à própria sorte milhões de brasileiros que foram aportar nas igrejas evangélicas. Esse diagnóstico pertence ao último governo petista quando já era tarde procurar alguma inflexão nos rumos de seu "Titanic".
Agora, surge um nova "fotografia" dos ricos brasileiros. Esqueçam dos nomes quatrocentões, das famílias tradicionais com educação internacional e suas dinastias empresariais. Elas perderam o prumo e o rumo. Mais da metade dos mais ricos brasileiros não ostenta nenhuma dessas credenciais, não sabe falar inglês e nunca viajou para o exterior.
Os dados sobre os ricos brasileiros fazem parte de um estudo inédito realizado pelo Instituto de Pesquisa Locomotiva, com base em 1.590 entrevistas reunidas à partir da última Pnad. Ela mostra que a elite econômica passou a ser heterogênea, passou a reunir pessoas com diferentes histórias de vida e rompendo com velhos paradigmas da classificação econômica. Traz dado fundamentais. Mostra que algo como 60% dos ricos não tem curso superior, 60% deles já compraram fiado e 37% já usaram cartão de crédito emprestado. Uma das informações mais incríveis é que 48% dos ricos nunca viajaram de avião. São pessoas que se criaram "com o umbigo no balcão" de um pequeno comércio e galgaram degraus na escala social a custo de muito trabalho e criatividade.

O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia

Alimentos reduzem a inflação do idoso.

Alimentos in natura mais baratos levaram ao enfraquecimento da inflação do idoso. Ela vem sendo medida pelo pouco conhecido IPC-3i, Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade. Esse índice mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade. O indicador da inflação do idoso desacelerou de 2,72% para 1,64% entre o primeiro e o segundo trimestre, de acordo com a FGV. A principal contribuição veio do grupo alimentação, que cedeu de 5,37% para 1%. O item que mais influenciou a desaceleração foi o de hortaliças e legumes que caiu 5% no segundo trimestre. Também caíram os percentuais para transporte, educação, leitura, recreação e habitação.

O turco que enfrentou tanques lutando pela democracia

Governo federal prepara medida provisória que adiará a duplicação da BR-163.

Passagens urbanas e para animais, resgate de sítios arqueológicos e problemas para a concessão de alvarás ambientais. A falta de planejamento do governo federal vem determinando a demora para o término das obras de duplicação da BR-163.
Além dos problemas de planejamento, a concessionária sofre com a deterioração rápida da economia nacional. Todas as previsões de tráfego foram frustradas pela retração econômica. A saída apontada é a elaboração de uma medida provisória que possibilite uma ampla repactuação dos seis contratos de concessão assinados entre 2013 e 2014. Um deles é o da BR-163, no Mato Grosso do Sul.
O texto da medida provisória está sendo estudado pela equipe do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), coordenado por Moreira Franco. A ideia é de que a continuidade da duplicação seja feita no modelo de "gatilho", pelo qual a obra só avança após o tráfego atingir um volume pré-fixado.

Nos siga no Google Notícias