ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Em Pauta

Os altos têm maior risco de câncer

Mário Sérgio Lorenzetto | 25/11/2018 10:23
Os altos têm maior risco de câncer

Nosso corpo é formado por um conjunto de mais de 37 bilhões de células. Uma média de 2 bilhões compõem a pele que protege o nosso organismo do exterior, 711 milhões de osteócitos - as principais células do tecido ósseo - dão forma ao esqueleto e ao redor de 360 milhões formam o fígado, para ficar em poucos exemplos. Mas a estatística engana: não há um fígado, um esqueleto, um coração e nem um ser humano estandarte. Alguns corpos são maiores que outros, por isso têm mais células e, segundo um novo estudo, uma desvantagem: um maior risco de ter câncer.

Os altos têm maior risco de câncer

O número de células influi nessa enfermidade.

A pesquisa demonstrou que quanto mais células tivermos, maiores as chances de termos câncer. Mas isso só é válido para a altura, a obesidade não conta. A conclusão foi apresentada pela Universidade da Califórnia: "Não podemos mudar nossa altura, mas seria prudente que as pessoas muito altas fossem conscientes do risco e aproveitassem todos os benefícios que possam obter dos controles médicos e da prevenção".
Para chegar a essa conclusão, calcularam primeiro o aumento teórico do risco de câncer no caso da enfermidade estivesse relacionada com a altura. O resultado foi de 10% a mais no risco da enfermidade a cada 10 centímetros a mais da altura média - 1,75 m para homens e 1,62 para elas.
Em seguida, fizeram quatro grandes estudos com pacientes reais. A semelhança com a teoria foi notável: apontaram um aumento na probabilidade de câncer de 13% para as mulheres a cada 10 centímetros a mais que a média e de 11% para os homens.

Os altos têm maior risco de câncer

A relação com a altura é cumprida em 18 dos 23 tipos de câncer analisados.

Só os de pâncreas, esôfago, estômago e boca se salvaram da correlação com a altura. O efeito da altura é especialmente forte nos casos de melanoma, o que sugere que algum fator oculto eleva a taxa de divisão celular na pele, e com ela, o risco de câncer.
A causa dessa relação pode ser explicada pelo fato de que uma altura maior implica em ter um número mais elevado de células. E isto redunda em ter mais divisões celulares ao longo da vida. Uma quantidade maior de divisões celulares aumentaria o risco de que algumas delas escapassem ao controle e começasse a reproduzir-se loucamente em forma de câncer.
Esses pesquisadores também insistem no papel da bebidas quentes para o câncer do esôfago. Afirmam que a altura na influencia diretamente nesse caso, mas que o costume de tomar bebidas quentes faz com que o esôfago tenha de repor a imensa quantidade de células mortas ininterruptamente. Essa velocidade antinatural de divisões celulares por morte devido ao calor é diretamente responsável pelo câncer. Café em excesso. Chá em excesso. Chimarrão em excesso. Todos têm o mesmo efeito da altura acima da média para o caso do esôfago.

Nos siga no Google Notícias