ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 13º

Em Pauta

Para deixar de roncar é preciso entender as causas

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 30/06/2022 07:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Para saber se é possível deixar de roncar, é necessário entender porque roncamos. Também é importante saber se o ronco é ou não uma enfermidade. O ronco é o ruído produzido pela respiração quando dormimos porque a via aérea está demasiadamente relaxada. A via aérea, neste caso, é tudo que compõe o aparato respiratório - cavidade nasal, faringe, laringe e músculos do pescoço - exceto os pulmões. Ao dormimos, tudo isso fica relaxado, mas tem de manter uma tonicidade razoável para continuarmos respirando. Quando essa região está excessivamente relaxada, produzem vibrações que são o ronco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ronco simples ou enfermidade?

Quando só se produz esse excesso de ruído, mas a passagem de ar é satisfatória, é denominado de ronco simples, não é considerado uma doença. Pode molestar quem está dormindo ao lado, mas não deve passar por nenhum tratamento médico ou odontológico. Mas, se tiver respiração difícil, o ronco tem um largo espectro de patologias que necessitam de tratamentos médico-odontológicos. O mais perigoso é o ronco denominado "apneia obstrutiva do sono".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

40% dos que têm mais de 40 anos, roncam. Motivos do ronco.

Muitas pessoas roncam? A resposta é sim. Nada menos de 40% dos homens com mais de 40 anos, roncam. As razões que produzem o ronco são várias, a fundamental é a obesidade. Quando os músculos da via aérea são pressionados por uma carga maior de gordura, tendem a obstruir-se. Especialmente quando a gordura excessiva está localizada no pescoço. O segundo fator é a idade. Com o passar dos anos, perdemos tonicidade muscular e há obstrução da passagem do ar. Também afeta muito a secura do ambiente, consequentemente da via aérea, e inflamações como amigdalite ou faringite.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nunca dormir com a boca para cima.

É óbvio que emagrecer é condição essencial para parar de roncar. Mas há algumas "ajudas" importantes. A essencial é nunca dormir de boca para cima, é fundamental dormir de lado. Outra ação que auxilia, mas não resolve, é colocar um umidificador no quarto. Também é importante saber se há alguma obstrução no nariz, por exemplo, pólipos muito grandes. Também é claro que só um otorrino pode diagnosticar e propor a melhor intervenção quando se tratar de ronco com dificuldades respiratórias. Há cirurgias e aparatos que melhoram, mas raramente resolvem o problema do ronco.

Nos siga no Google Notícias