ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/06/2019 08:00
Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

A queda é um evento comum em idosos. E poder ser devastador. Além dos problemas médicos, as quedas apresentam um custo psíquico enorme, aumentando a dependência. Estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos. A outra estimativa do Ministério da Saúde é de que um em vinte daqueles que sofreram uma queda, sofram uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 ou mais anos, 40% caem a cada ano. A taxa de mortes devido a quedas está aumentando consideravelmente para os que têm mais de 70 anos. Mas as quedas são evitáveis para a maioria dos idosos.

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

As quedas matam.

A mensagem que todos devem levar para casa é de que as quedas matam. Embora a tendência seja perturbadora, as quedas não precisam ser uma parte inevitável do envelhecimento. As mulheres são mais propensas a cair que os homens, todavia, elas sobrevivem mais do que eles como resultado de uma queda. Os estudiosos do assunto garantem que a maioria das causas de quedas pode ser mitigada.

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

Cuide dos remédios.

Medicamentos, especialmente os que ajudam no sono, podem comprometer o equilíbrio. Os benzodiazepínicos, como o Valium e Xanax, são especialmente ruins para as quedas. O metabolismo diminui em mais velhos e a toxicidade para esses medicamentos se acumula, o que pode causar tontura. O mesmo vale para os não-benzodiazepínicos, como o Ambien. Também vale para os anti-histamínicos sedativos, como Benadril e Advil, que também são ruins para o equilíbrio. Como alternativa uma gama de médicos vem trabalhando com a melatonina, uma ajuda segura e eficaz para o sono.

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

Cuidados com os óculos bi-focais.

A visão é um componente crucial quando se trata de quedas. Evite lentes bi-focais ou progressivas ao caminhar fora de casa. Se você está usando lentes bi-focais e descendo de um meio-fio da calçada, isso muda sua percepção de profundidade. Use lente de foco único para caminhar fora de casa.

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

Nunca use salto alto.

Qualquer coisa em que o pé escorregue é uma ideia terrível para quem atingiu 65 anos. Nunca mais use salto alto. Evite o uso de sandálias fofas. Todos os sapatos só podem ter um diminuto salto ou nenhum salto. Também comece a observar as ranhuras na sola, quanto mais ranhuras profundas, melhor é o calçado. Os chinelos fazem você escorregar. Para quem está acima dos 75 anos e é orgulhoso para andar com bengala ou andador, lembre-se que seu uso permitirá que você seja independente por mais tempo.

Quedas mortais em idosos aumenta. Como evitá-las?

O melhor exercício é o tai chi.

Exercite entre 15 a 20 minutos diariamente. Tente combinar exercícios aeróbicos com anaeróbicos. O levantamento de peso nas pernas é medida inteligente. Mas, tudo indica que o tai chi, a arte marcial chinesa, parece ser a maneira mais eficaz de melhorar o equilíbrio. Envolve movimentos muito lentos em coordenação com a respiração e a atividade muscular. Um estudo publicado no ano passado descobriu que entre aqueles que têm mais de 70 anos que praticavam tai chi duas vezes por semana, a incidência de queda foi reduzida em 58%. É uma taxa espetacular. Com muitos dos movimentos clássicos do tai chi, você dá um grande passo para fora, ou para o lado. Ou você se inclina para a frente, com seu tronco. Tudo isso treina o corpo para permanecer estável quando colocado em uma posição desequilibrada.

Nos siga no Google Notícias