ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Em Pauta

Sarrabulho, o prato de Corumbá, originou-se em Portugal

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 25/01/2024 07:15
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O nome é sonoro e remete a algum lugar entre a Espanha e o Marrocos. Mas é um equívoco. O sarrabulho corumbaense vem do norte de Portugal, da região da cidade do Porto. E continua sendo um prato usual, tanto nos restaurantes como nas residências, mas com uma variedade muito maior do que os corumbaenses possam imaginar.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Uma experiência darwinista?

Contam que, em sua travessia à bordo do navio Beagle, Charles Darwin lançava na panela todo animal exótico que encontrava. O pai da teoria da evolução provavelmente se aventuraria a provar o sarrabulho. Segundo os historiadores, suas origens se remontam ao século XIV, quando a peste negra dizimava a população da Europa e, ante a falta de alimentos, muitos se conformavam no que hoje é Portugal, com pedaços de pão empapados em sangue de porco - ou de outros animais - que cozinhavam em fogo lento até formar uma papa especialmente saciante.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Sarrabulho enriquecido.

Passados aqueles tempos de penúria, foi sendo enriquecido com novos ingredientes até chegar à receita que hoje conta, inclusive, com associações (irmandades) que visam preservar a essência desse saboroso prato. Continua sendo cozinhado com sangue de porco, azeitonas e miúdos - especialmente figado - mas criaram uma enorme variedade de sarrabulhos levando salsichas, presunto e chorizo. Há, inclusive, um "sarrabulho doce", cuja receita, além do sangue de porco, inclui mel, canela e açudar. Outra sensação portuguesa dessa região é o "arroz de sarrabulho" à moda de Ponte de Lima, uma pequena e singular localidade do Portugal nortista.

Nos siga no Google Notícias