ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Teremos renovação política em 2018?

Mário Sérgio Lorenzetto | 05/12/2017 06:36
Teremos renovação política em 2018?

Há dezenas de movimentos que se organizaram no país nos últimos anos. Agora, ligado ao Luciano Huck, e MBL, são os mais fortes. Todos correm na mesma esteira: whatsapp e internet. Acreditam que haverá a supremacia da internet sobre a televisão e os jornais. Sem dúvida, as mídias sociais no Brasil estão em franco crescimento, mas nada indica que influenciarão mais que a TV e os jornais. Veem nas eleições de Trump o exemplo a ser seguido, quando a internet derrotou, categoricamente, a televisão e os grandes jornais. É possível a repetição desse fenômeno no Brasil? A resposta pode ser encontrada na pesquisa do Ibope:

Teremos renovação política em 2018?

Também é verdade que os políticos tradicionais - de todas as tendências e ideologias - estão mal situados. A rejeição de todos os candidatos à Presidência da República está bem acima dos 50%, a única exceção é Joaquim Barbosa, que não colocou sua candidatura nas ruas. Apesar do descompasso, as condições que sempre pautaram a corrida eleitoral - e favoreceram a perpetuação dos mesmos nomes e grupos no poder - seguem válidas para 2018. É um processo de ingenuidade exagerada imaginar que a mera indignação possa viabilizar projetos individuais de poder. A principal constrição é a capacidade de financiamento das campanhas eleitorais. Acrescente a ele, o tempo de televisão e de rádio, além do simples fato de que os velhos políticos são mais conhecidos e terremos um quadro difícil de ser vencido. Não à toa, Lula vem, pesquisa após pesquisa, cravando algo como o dobro de intenções de votos sobre Bolsonaro - que só conta com uma imagem um tanto envelhecida e com um batalhão de policiais e militares atirando pelos computadores em todos os demais candidatos incessantemente. Mas esse é apenas o exemplo maior das dificuldades de um candidato noviço. Pior ainda para os estreantes que almejarem uma cadeira no parlamento. A melhor conta que pode ser feita para os que desejarem uma vaga de deputado estadual, federal ou senador é de que teremos, no máximo, uma renovação de metade das cadeiras.
Os grandes partidos políticos ainda têm vantagens. Vivemos em um ambiente de recessão de recursos para campanha tremendo. Logo, o fato de os grandes partidos disporem de tempo de televisão e de dinheiro do bilionário fundo partidário converterá as eleições em uma corrida de Usain Bolt contra o menino da periferia.
A única e definitiva esperança dos novos está nas redes sociais, além dela não há onde se apegar. E política, definitivamente, é algo que só está nas redes sociais das classes mais abastadas e de uma parte da média. Há um abismo cultural e político entre as classes. Além dos estudos demonstrando esse fato, vimos nas últimas eleições os tradicionais carros de som correndo nossas ruas anunciando os velhos candidatos e os novos endinheirados. Foram eles os vencedores. Para ter relevância entre os moradores de nossas periferias é preciso estar imerso nelas ou dispor muitos recursos.
Mas há algo que não pode passar despercebido. Independentemente dos resultados das mobilizações dos novos movimentos para 2018, caso conservem a vivacidade, estarão em um processo que pode, sim, renovar, a médio prazo, os quadros da política nacional. O segredo está no tempo e na perseverança. É uma mudança fundamental para os rumos de nossa sofrida e carcomida democracia.

Teremos renovação política em 2018?

Estão preparados para a Era da Inovação Permanente?

Os avanços tecnológicos estão mudando a forma de entender e de executar os negócios. Todos. Não há exceção para essa premissa. Não há área que escape da disrupção. Desde a produção aos serviços pós-venda, passando por uma interação com os clientes cada vez mais continua é feita à medida. Mas estão as empresas, empresários e funcionários preparados para a Era da Inovação Permanente? Essa a questão mais instigante, e importante, que vem sendo feita pelo Google. S antes o mundo caminhava em direção a ser colocado dentro de um celular, o que conta agora é a inteligência artificial. Ninguém está livre desses avanços tecnológicos. Ninguém pode deixar de entender a importância das inovações mais importantes de cada momento. A cada dez anos nos defrontamos com uma grande revolução tecnológica

Teremos renovação política em 2018?

Os medievais horários de oração na Arábia Saudita.

O costume de os cristãos rezarem regularmente, em várias horas no dia, até a Idade Média, têm origem no costume judaico. Os judeus tinham uma oração regulamentada quanto às horas com a leitura do Antigo Testamento. Jesus Cristo e os apóstolos, teriam dado continuidade a esse costume. O islamismo mantêm essa tradição até os dias atuais. Mas já não é uma obrigação extremada.
"Distintos clientes, informamos de que dentro de dez minutos, e como preparação para a oração, fecharemos nossa loja". O anuncio, por megafones e outros aparelhos de som, está em todos os lugares. Desatam alguma correria para aqueles que se dirigem a alguma compra urgente. O país para, literalmente, cinco vezes ao dia, para rezar. Em termos práticos são em realidade quatro, já que a primeira oração, denominada "al fajr", é às 04:40h da madrugada, antes que desponte o sol. Todos tem de parar meia hora para cada horário de oração. "Dhuhr" às 11:36h . "Asr" às 14:49h. "Maghreb às 17:13h e "Isha" às 18:43h. Devem planejar o dia em conformidade com esses horários. Inclusive as refeições. Uma das exceções para o regime de orações ocorre nos McDonald´s, não fecham as portas e continuam atendendo muçulmanos ou pessoas de qualquer religião.
Há apenas um par de anos, um "mutawa", como são conhecidos os membros do Comitê para a Promoção da Virtude e a Prevenção do Vício, teria gritado para o infrator que é proibido atender no horário de oração. Hoje já não se vê a polícia religiosa rondando pelos centros comerciais e ninguém diz nada. Mudanças em um país hermético.

Nos siga no Google Notícias