ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Em Pauta

Treinadores portugueses não conhecem a “humildade”?

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/12/2019 06:20
Treinadores portugueses não conhecem a “humildade”?

Questionado por um repórter se ele se considerava o segundo melhor treinador do mundo com o vice campeonato conquistado pelo Flamengo, o técnico Jorge Jesus não vacilou, respondeu que era o número um, o melhor do mundo. Não era, não é e nem há perspectiva de vir a ser o melhor treinador em seu país. No mundo? A resposta do Jesus não passa de um escrachado vitupério. A fila dos melhores treinadores portugueses é longa, há muitos outros considerados melhores que o JJ.

Treinadores portugueses não conhecem a “humildade”?

"Somos os melhores".

Segundo a Associação Nacional de Treinadores de Futebol de Portugal, há mais de 200 treinadores portugueses orientando equipes fora da "terrinha", contando com técnicos principais, adjuntos e outros cargos de assessoria.
Mas qual é o segredo do sucesso desses treinadores pelo mundo? Simples: "Somos os melhores do mundo", disse José Pereira, quando presidia a ANTF.

Treinadores portugueses não conhecem a “humildade”?

Artur Jorge, o desbravador.

Tudo começou com Artur Jorge, campeão europeu pelo FC Porto, em 1987 que, em seguida, foi treinar o Paris Saint-Germain. Em seguida, apareceu Figo, considerado um dos jogadores mais inteligente da história do futebol, ajudando a que outros países olhassem Portugal. Depois, veio Mourinho, o único treinador que venceu três vezes a Champions League por três times diferentes e ainda é um verdadeiro herói em seu país. O "Special One", ainda que em fase decadente, é idolatrado por milhões de torcedores no mundo. Contrapõe-se ao "Normal One", como é conhecido Jürgen Köpp, indubitavelmente o melhor do mundo que se considera um homem comum. O alemão conhece a palavra "humildade".

Treinadores portugueses não conhecem a “humildade”?

Estudo, estudo e mais estudo.

Esquecendo das bravatas e egos inflados, a característica vencedora dos técnicos portugueses foi dada pelos estudos. A escola de treinadores portugueses adquiriu fama pelas maratonianas horas gastas estudando tudo que se faz necessário para administrar um time de futebol. A técnica, a liderança e a proximidade ao grupo de trabalho são estudados por milhares de horas. Tudo muito "parecido" com o Brasil, onde há os Renatos Gaúchos (um dos melhores). Renato afirma que prefere curtir a praia a estudar.
Mas, para não esquecer do Jorge Jesus, veja a lista, criada pelos portugueses, de seus melhores técnicos: Mourinho, Leonardo Jardim, André Villas-Boas, Paulo Sousa, Paulo Fonseca, Jaime Pacheco, Sá Pinto, Marco Silva, Pedro Caixinha, Sérgio Conceição, Vítor Pereira, Carlos Carvalhal, Jorge Costa Paulo Torres, João Mota, Jesualdo FerreiraJosé Peseiro, Nelo Vingada, Carlos Queiroz e Paulo Duarte. Uma lista longa. Esqueceram do Jesus?

Nos siga no Google Notícias