ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Três deuses se elevam: o das armas, dos alimentos e do poder

Mário Sérgio Lorenzetto | 19/07/2022 07:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Há aproximadamente 10 mil anos, quando a população mundial não ultrapassava 3 milhões de pessoas, alguns milhares de Homo sapiens instalam-se nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio. As águas desses rios regularmente transbordavam de seus leitos. Ali, as terras são férteis. As florestas plenas de caças e os rios de peixes. Eles domesticam as oito plantas matrizes da agricultura: o farro (ancestral do trigo), esperta (café do mato), cevada comum, lentilha comum, lentilha cultivada, grão de bico, ervilha e linhaça. Logo a seguir, conseguem plantar cenouras e cercefi (barba-de-bode).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Domesticam os cães.

Eles comem crustáceos, moluscos e peixes, graças às novas técnicas de pesca, com o aparecimento dos primeiros barcos. Também começam a domesticar animais, especialmente o ancestral do cão. Há mudanças ideológicas: a terra passa a ser abençoada como fonte nutritiva. Nesse momento, deixam de caminhar por longas jornadas e passam a ser sedentários. O sedentarismo favorece a acumulação de riquezas: fazendas, gado, colheita e filhos (quanto mais filhos, mais rico era o homem).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As festas dos poderosos.

Começam os festins dos poderosos. Organizam os primeiros banquetes. Os ricos conversam entre si a fim de fortalecer e manter o poder. Criam, por hibridação, um trigo mais macio e surgem os primeiros pães, mas ainda sem fermento. A alimentação torna-se mais variada: vegetais, peixes, aves, moluscos, javalis, corças, insetos e algas. Inventam o arco e flecha. Serve para caçar e vencer inimigos. A origem está em algum lugar entre a Alemanha, Dinamarca e Suécia. Nos Montes Zagros, no Irã, são encontrados os primeiros vestígios de domesticação da cabra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

E chega a cachaça.....

É claro, a vida seria bem sem graça sem a cachaça. No mesmo período, na Turquia, aparece a cerveja. Era um mingau de cevada. Era uma comida e não uma bebida. Depois, o homem domestica a vinha na China, mas os primeiros vinhos só irão surgir bem depois (por volta do ano 5.400 a,C.), no Irã.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

As primeiras aldeias e os três deuses.

Constituem-se também as primeiras aldeias em volta das plantações. Aparece o conceito de propriedade da terra. Em verdade, o conceito de propriedade da terra já existia, mas era exclusivo para os túmulos. Na região do Oriente Médio, provavelmente na China e na Indonésia, três deuses se elevam: em todas as aldeias cultuam deuses das armas, dos alimentos e do poder.

Nos siga no Google Notícias