ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, QUINTA  17    CAMPO GRANDE 19º

Em Pauta

Usar a inteligência ao invés de "estourar" cabeças

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 04/06/2021 07:59
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O norte-americano August Vollmer é considerado o "pai do policiamento moderno". Ele vem sendo criticado por ser o pioneiro na militarização da polícia e por defender as teorias racistas da eugenia. O que raramente escrevem sobre Vollmer é que ele começou seu mandato à frente da polícia de Berkeley, na Califórnia, em 1905, forçando todos os policiais a renunciar e substituindo todos por pessoas com ensino superior, na esperança de que inaugurassem uma nova era no policiamento. Desde essa época, nenhuma pesquisa realizada no mundo deu como resultado índices menores que 40% de probabilidade do uso de qualquer força no policiamento feito por quem conseguiu um diploma universitário. Educação é sinônimo de bom policiamento. No mundo ideal de Vollmer, os policiais nunca teriam de "estourar" cabeças, em vez disso, usariam a inteligência para conseguir um bom policiamento.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Uma faculdade para o treinamento especial de policiais.

Em um artigo de 1916, Vollmer co-escreveu que os departamentos policiais eram corruptos, ineptos e violentos. Seus oficiais eram escolhidos pela força política e força bruta. Sua solução acabou tornando-se realidade na Universidade da Califórnia. Foi ele quem criou uma faculdade de criminologia , uma escola especial de treinamento de policiais, que concedia um diploma em criminologia. Parece uma sugestão incontroversa, mas essa foi uma das ideias de Vollmer que não foi copiada em outros territórios dos EUA e no mundo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
"A Polícia e a Sociedade Moderna".

Vollmer publicou um influente livro em 1936. Seu "A Polícia e a Sociedade Moderna" originou quase tudo que vemos em termos de policiamento até os dias atuais. Naquela época, Vollmer propunha a "coordenação dos recursos da comunidade em um esforço concentrado para a prevenção do crime". Observem bem a palavra "prevenção". Tal como no sistema de saúde, a melhor alternativa não é combater o crime e sim preveni-lo. "Policiais instruídos, acreditava, entenderiam que não podiam trabalhar sozinhos, que precisariam coordenar esforços com outras agencias da sociedade e com a comunidade".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Registros escritos.

Pela primeira vez, o policiamento passaria a registrar por escrito os trabalhos que desenvolvia. Vollmer acreditava na responsabilização de erros para medir o progresso na redução de crimes. Foi ele que também popularizou a ideia de laboratórios criminais, onde os policiais poderiam estudar evidências usando as ciências. Essa foi uma ideia que rapidamente se espalhou pelo mundo. Assim como foi Vollmer quem criou o primeiro grupamento de policiais de bicicleta, uma ideia que copiou da guerra dos EUA contra as Filipinas.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Uma boa comunidade previne o crime.

"Em um movimento que visa a redução do crime", escreveu ele, "simplesmente não há lugar para favelas, desnutrição, carência física ou doenças". Ele acrescentou que crimes sem vítimas, como o uso de drogas e a prostituição, deveriam ser tratados por assistentes sociais e não por policiais, assim como as crises de saúde mental deveriam ser tratadas por agentes de saúde. É hora de visitarmos a perdida história policial -  e torná-la parte de nosso futuro.
Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário