ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Finanças & Investimentos

11 dicas para ensinar o valor do dinheiro às crianças

Por Emanuel Gutierrez Steffen (*) | 27/10/2014 09:00

Ensinar o valor do dinheiro para as crianças, num mundo de consumo, não é tarefa fácil.Atitudes como comprar o presente à vista, negociar presentes mais em conta e educativos para os filhos ou fazer atividades ao ar livre para desestimular o consumo excessivo são algumas opções.Confira, a seguir, 11 dicas para ensinar as crianças a lidar melhor com dinheiro.As sugestões são do educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira e do diretor de educação financeira da Febraban, Fábio Moraes.

1Defina o valor do presente: Se for dar um presente, este deve caber no orçamento da família. Será que o seu filho precisa do celular de última geração ou do videogame mais caro? Explique para ele que dinheiro é obtido com trabalho, e não deve ser desperdiçado.

2Sou obrigado a comprar presente?: Muitos pais se sentem pressionados a comprar presentes porque os filhos choram e imploram por objetos. Isso é uma atitude equivocada. Um presente não precisa ser caro e muito menos prejudicar as finanças da família. O mais importante é oferecer carinho e afeto. Uma lembrancinha com amor pode e deve ser valorizada.

3Ensine a lidar com o dinheiro: Aprender a lidar com dinheiro não é rápido. Se a criança pedir um presente de alto valor, o ideal é estimulá-la a poupar o valor da mesada para comprar o objeto desejado.

4Como poupar para o sonho: Um método pode ser comprar três cofrinhos e colocar em cada um o nome do sonho. O ideal é ter um sonho de curto prazo, como um brinquedo ou roupa, um de médio prazo, como comprar lembranças numa viagem; e um de longo prazo, como comprar um videogame caro. Estimule a criança a realizá-los.

5Ensine a prudência: Não use cheque especial para dar um presente: se não puder dar nenhum presente agora, faça uma atividade ao ar livre, dê tempo para seu filho. Não ensine a ele a imprudência financeira.

6Cuidado com as parcelas: Se optar por um presente mais caro, verifique se as parcelas cabem no orçamento. Dê preferência para pagar à vista e peça desconto. Não compre se for se endividar.

7Cartão de crédito: só se puder pagar: Se for parcelar a compra no cartão de crédito, tenha certeza de poder pagar a fatura à vista. Caso contrário, mude o presente para não se endividar. Ensine para o filho que o cartão não é mágico: é preciso ter dinheiro para comprar.

8Aproveite o tempo juntos: Há muitas atividades ao ar livre e de baixo custo como piquenique no parque, visitas a centros culturais, museus. Ensine ao seu filho a descobrir o prazer nas atividades que não envolvem consumo.

9Dê mesada: A mesada é um instrumento de educação financeira e pode ajudar as crianças a entender o valor do dinheiro. Ensine o filho a usar uma parte da mesada para consumo e outra parte para poupar.

10Avareza, não!:O dinheiro da mesada deve ter uma finalidade. Uma parte deve ser gasta para o consumo e a outra parte deve ser poupada para realizar os sonhos à medida que consegue economizar. Mas o dinheiro não deve ser guardado por guardar, pois isso é estimular a avareza.

11Faça outras crianças felizes: Ensine a repartir. Regularmente, estimule a criança a separar roupas e brinquedos para doação. Assim seu filho aprende a fazer outras crianças felizes também.

Fonte:UOL economia.
Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.mayel.com.br

Nos siga no Google Notícias