ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Finanças & Investimentos

A importância de sonhar antes de agir

Emanuel Steffen | 26/01/2018 09:37

Como você já sabe, grande parte do meu tempo é dedicada de forma intensa ao fomento da educação financeira como mudança de atitude e comportamento. Vejo alguns exemplos de pessoas que conseguiram progredir na vida e muitos casos de pessoas que estão afundadas em dívidas e problemas que nascem a partir delas.

Aliás, acredito que mais de 90% dos problemas das pessoas nascem com a questão financeira – mesmo que ninguém perceba isso em um primeiro momento. E posso afirmar com convicção que essas pessoas que encontram dificuldades e insucesso estão nesse cenário porque não possuem definidos os seus objetivos de vida – aquilo que
querem alcançar a partir do controle de sua vida financeira. Poucos sonhos, nenhum
objetivo, nenhuma razão para poupar.

A importância de sonhar - Sonhar não custa nada. Não custa, mas deveria custar. Claro, custar no sentido de se criar um objetivo e saber quanto ele vale sob o aspecto financeiro. Se você quer algo, é preciso saber quanto custa este algo, para então poupar e chegar lá.

Saber quantificar o seu sonho é o grande passo para finalmente concretizá-lo. Liste sonhos de curto, médio e longo prazos. - Veja um exemplo: sonhos de curto prazo são aqueles do cotidiano, como trocar uma TV ou um eletrodoméstico qualquer. Os sonhos de médio prazo são aqueles em que o fator tempo possibilita um planejamento
maior – normalmente algo em torno de 5 anos. Uma viagem para toda a família é um bom
exemplo de um sonho que pode ser encarado como de médio prazo.

Os sonhos de longo prazo, como o próprio nome diz, levam mais tempo até se concretizarem. Em compensação, com valores menores poupados e investidos em um prazo maior, podemos alcançá-los.

Um bom exemplo para demonstrar o sonho de longo prazo é a independência financeira, que pode e deve ser conquistada durante boa parte de sua vida. Considero os sonhos de longo prazo aqueles que necessitam de mais de 10 anos para serem alcançados. Sonhar é fácil e realizar o sonho também pode ser. Alguns critérios podem ajudá-lo: 1 Anote o seu sonho. Pegue lápis e papel e mãos à obra;
2 Deixe seu sonho em local de acesso constante. Que tal colocar o papel em cima de sua mesa de trabalho, dentro de sua agenda?
3 Separe os sonhos em curto, médio e longo prazo;
4 Divida seus sonhos com sua família, afinal é importante que todos possam trabalhar em prol da sua realização;
5 Transforme seus sonhos em prioridades e viva intensamente suas realizações.

Conclusão - É claro que um sonho precisa ser planejado e sua estrutura de vida precisa estar adaptada a essa nova forma de lidar com o dinheiro. Mas, mesmo quem está endividado precisa iniciar a poupança com um objetivo, com um sonho que faça todo esforço fazer sentido.

Quero DESTACAR: mesmo quem está com dívidas, não pode nunca deixar de sonhar, e até por conta disso deve fazer o melhor planejamento para sair dessa situação incômoda. Quem poupa por poupar (sem um objetivo) acaba sempre perdendo o foco e a possibilidade de realizar algo verdadeiramente importante na vida.

Como já escrevemos antes, o melhor investimento é mesmo guardar dinheiro, mas para isso é fundamental saber onde se pretende chegar. Poupar sem objetivo é poupar para nunca realizar. Pense nisso!

Fonte: Ricardo Pereira \ Dinheirama. Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nos siga no Google Notícias