ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Finanças & Investimentos

Erros financeiros que os homens cometem

(*) Emanuel Gutierrez Steffen | 03/02/2014 08:37

Depois de expor os erros financeiros dos jovens e dos mais velhos, chegou a hora de ver o que os homens andam aprontando por aí. Curioso notar que após analisar bem cada item (a seguir), a sensação que fica é de que a maioria dos erros financeiros dos homens (senão todos) poderia ser consequência de um único fator: “excesso de autoconfiança”. Logicamente cada caso é um caso, por isso mesmo a atenção, é fundamental para saber se você também ainda não caiu na armadilha. Vamos em frente!

1- Investir de forma agressiva sem estar preparado: O “sem estar preparado” no título do tópico foi só por educação, pois mesmo estando muito preparados (ou pelo menos “achando” estar preparado), os homens acabam cometendo as maiores “barbeiragens” no mundo dos investimentos e, exatamente por isso, acabamos sendo superados pelas mulheres, que adotam uma postura mais conservadora e uma visão de “devagar e sempre”. O investimento extremamente agressivo, com objetivos de curto prazo e de ganhos rápidos, é uma coisa tipicamente masculina, e é exatamente onde a maioria dos homens entra pelo cano. Nossos hormônios efervescentes nos fazem ver o mercado de renda variável não como uma opção de investimento, mas como uma espécie de “cassino” que pode transformar a vida de alguém instantaneamente. E é exatamente nestes momentos que o dinheiro vai embora.

2- Ignorar despesas do dia a dia: Não é um erro apenas masculino, mas como nossa autoconfiança excessiva é muito mais aflorada, tendemos a confiar ainda mais em nossa memória e a desdenhar de ferramentas e práticas de controle financeiro. Muitos acreditam que as coisas vão se resolver sozinhas. Até que um dia uma consulta ao extrato bancário revela que os registros que estão ali “não batem” com as da memória.

3- Contar com recursos que ainda não tem: Muito comum entre os homens assalariados e comissionados, que já “gastam por conta” contando com os bônus de final de ano (que poderão não vir) ou comissões de negócios que ainda não aconteceram. De novo, é apenas mais uma manifestação da autoconfiança excessiva.

4- Gastos excessivos para impressionar outras pessoas: Seja para autoafirmação ou para chamar a atenção, homens adoram impressionar a todos: família, amigos, mulheres, etc., e etc. E para isso torram todo o dinheiro com desperdício, objetos caros, consumo descontrolado e supérfluo. Não é a toa que, nos EUA, em alguns contextos, se usa o termo “peacocking” (Algo como “pavonear”, em uma tradução livre. Conhece o pavão?) para descrever o comportamento exibicionista tipicamente masculino.

5- Não compartilhar problemas financeiros: Especialmente com a família e com as pessoas mais próximas. Quando surgem, ou melhor, quando se “manifestam” os problemas financeiros, devido aos comportamentos já citados, os homens tendem a ficar calados, talvez para não demonstrar fraqueza, ou para não ser julgado como “fracassado” aos olhos dos outros. Essa coisa de não conversar com a família para manter a imagem de “durão” acaba, na maioria das vezes, evoluindo para uma típica situação de infidelidade financeira, em que a mulher e os filhos acabam descobrindo, da pior forma possível, que a família está completamente arruinada financeiramente.

E então homens, o que acharam? Tem muito mais, não é mesmo? Mas vamos parando por aqui para a nossa barra não ficar tão pesada. Se alguém tiver alguma sugestão para incorporar a lista, não deixe de compartilhar! Mulheres se preparem porque vocês são as próximas! Até lá!

(*) fonte adaptadaportal André Massaro

Disclaimer – A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

(*) Emanuel Gutierrez Steffen – Criador do portal www.manualinvest.com

Nos siga no Google Notícias