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Finanças & Investimentos

O que fazer em caso de fraude de seus documentos?

Emanuel Steffen | 05/01/2018 13:22

Com a leve melhora da economia e a volta dos consumidores ao mercado de crédito, aumentaram também as tentativas de fraude. Para se ter uma ideia, em todo o país, acontece uma tentativa de fraude a cada 16,9 segundos. Em geral, os bandidos usam os dados pessoais das vítimas para obter crédito.

No fim, além da fraude, o consumidor ainda fica com o nome negativado. O setor de
telefonia tem sido o mais afetado neste ano. De janeiro a abril, 238.635 tentativas de fraude
foram identificadas neste segmento.

No golpe, os criminosos conseguem abrir contas de celular e comprar aparelhos, por exemplo. Com essa primeira fraude, os bandidos usam o comprovante de residência para aplicar golpes ainda maiores. Entre eles estão a abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito, além de empréstimos.

O advogado Cristiano Sobral, professor de Direito Civil e do Consumidor do CERS Cursos
Online, dá as orientações. “A primeira atitude assim que você souber que tem uma dívida
que você não reconhece é procurar a instituição financeira. Pode ser o banco, a companhia
de telefone ou loja”, afirma.

Caso você esteja negativado, a dica do professor é pedir que a empresa retire o registro das listas de inadimplente. “Se isso não acontecer, o consumidor deve entrar na Justiça com uma ação de declaração de inexistência do débito”. O melhor caminho, segundo Sobral, é o acordo extrajudicial, mas o consumidor também pode pedir danos morais, se for o caso.

Em caso de perda, roubo ou furto, o consumidor precisa se precaver desses golpes. Já que,
conforme estudos da Serasa, basta perder um documento pessoal para dobrar as chances
de ser vítima de fraude. Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e
cadastrar um alerta gratuito na Serasa.

Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação.
Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de
quem está portando o documento.

A Serasa sempre orienta os consumidores a tomar muito cuidado com seus dados
pessoais, em especial o CPF.

-Não perca da vista os seus documentos;
-Não informe os números dos seus documentos em sorteios e promoções de empresa que
você não conhece;
-Não faça cadastro em sites que não sejam de confiança;
-Desconfie de sites que anunciam produtos com preços muito abaixo do mercado;
-Não compartilhe dados pessoais em redes sociais.

 

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