A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Maio de 2019


  • Finanças & Investimentos
  • Finanças & Investimentos

    Emanuel Steffen - www.mayel.com.br


23/10/2018 09:12

Qual a função do Banco Central ?

Emanuel Steffen*

Quais são os objetivos do Banco Central (BC)? Por que essa instituição é tão importante para a economia brasileira? E como ela afeta a vida de toda a população? Dentre os objetivos do BC, está o de manter a estabilidade e o controle sobre os bancos e todas as instituições financeiras, para que elas estejam seguras e solventes, tendo dinheiro suficiente honrar todas as suas obrigações – e continuar emprestando para empresas, governo e pessoas físicas.

O BC também tem como função, manter a estabilidade de preços na economia. Para fazer isso, o BC utiliza como mecanismo principal, a determinação da taxa Selic (taxa de juros base da economia brasileira). O BC faz compra e venda de títulos públicos, de modo a aumentar ou diminuir a quantidade de moeda na economia.

Quando o BC quer aumentar a taxa Selic, ele vende títulos públicos, diminuindo assim a quantidade de moeda na economia. Nesse caso, o BC eleva a venda de títulos no mercado, reduzindo o preço dos títulos, pois a posição vendida aumentou e consequentemente, aumenta a taxa de juros dos títulos no nível que o BC estabeleceu. Isso ocorre porque há uma relação inversa, entre o preço do ativo e o seu rendimento (taxa de retorno, que é a taxa Selic).

E quando o BC quer diminuir a taxa de juros, atua comprando títulos públicos, o que eleva o preço dos títulos pela lei a da oferta e da procura. Ao mesmo tempo que a taxa de retorno desses títulos diminui e a oferta de moeda aumenta na economia.
Mas como tudo isso afeta sua vida?

Quando o BC aumenta a taxa Selic, isso acaba influenciando todas as taxas de juros da economia. Isso faz aumentar a taxa de juros dos empréstimos pessoais e empresariais, e também diminuir a quantidade de crédito na economia. Reduz também a demanda por bens de consumo, reduzindo também os investimentos, e assim os preços caem por consequência, pela lei da oferta e da procura (quanto menor a demanda por bens, menor são seus preços).

Já quando o Banco Central diminui a Selic – considerado um nível controlado de inflação – está tentando aquecer a economia. Estimulando a demanda de consumo e de investimentos.

Ter o hábito de acompanhar a Selic possibilita um maior acerto na tomada de decisões. Ao pedir um empréstimo, financiar um imóvel ou escolher por determinada aplicação financeira, é necessitário (quase que OBRIGATORIAMENTE) que se tenha alguma noção sobre o comportamento da taxa de juros. Caso tenha dúvidas é sempre importante consultar um especialista na área e ele vai te direcionar sempre, para tomar melhores decisões em suas aplicações financeiras.

Portanto o BC é de grande importância para a economia, controlando a inflação e afetando também a taxa de crescimento da economia, tendo efeito direto na vida de toda a população.

Disclaimer\Fonte:Terraço Econômico. A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.

Nova Previdência: os vícios clássicos
A recusa de aceitar a Nova Previdência baseada em capitalização, contas individuais e gestão privada, decorre de dois vícios clássicos que afligem o ...
Quais tipos de investimentos você deve conhecer?
Quando começar no mercado financeiro é comum ficar um pouco perdido dada a variedade de produtos disponíveis. Esse receio logo dissipa quando você en...
Entusiasmo e obsessão são suas melhores habilidades
Foram incontáveis as vezes que ouvi essas duas frases de efeito sobre a importância da educação escolar: "A escola não é sobre aprender coisas especí...
Como não cair em golpes na hora de buscar emprego
Ficar desempregado não é fácil e, infelizmente, tem muita gente por aí se aproveitando desse momento de fragilidade para ganhar dinheiro. Se você est...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions