A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Setembro de 2019


  • Ampla Visão
  • Ampla Visão

    com Manoel Afonso


16/08/2019 08:35

O pecado predileto dos políticos

Manoel Afonso

SALTO ALTO A soberba abrevia a vida dos políticos. Sobre eles Santo Agostinho dizia que eles fingem condenar a soberba, mas agem de modo soberbo. Na relação com a imprensa os políticos precisam parar de imaginar que representam a si próprios. Ora! Não interessa a posição de cada um; o poder que exercemos é transitório. Ao final todos nós iremos para o ‘mesmo lugar’. A imprensa é o elo dos políticos com sociedade cética de seus propósitos . Se a sociedade desconhece o caráter dos políticos, cabe à imprensa desnudá-los. Nem todos são o que parecem ser. Acho muito fria a relação de ‘políticos nariz empinado’ com imprensa. Mas podia ser bem melhor neste Estado provinciano.

DE LEVE... A soberba é um rico manancial de reflexões em todos os segmentos de atividades. Para Cervantes a soberba era a mãe da ingratidão. Lutero incluiu a soberba no trio de cães perigosos ao lado da ingratidão e a inveja. Aliás, vale citar a suposta postagem atribuída ao ex-senador Delcídio do Amaral (PTC) no seu perfil do twitter em 2015; “Vale a máxima do filme Advogado do Diabo com Al Pacino – soberba, meu pecado predileto.” Mas o ex-presidente Lula (PT) e o ex-ministro Zé Dirceu (PT) – pela empáfia – também são vistos ao lado de outros homens públicos, como soberbos de alto quilate. Mas... “ a vida é como o mar; um dia acaba devolvendo tudo”.

ARQUIVO Após a prisão de Delcídio os internautas resgataram antigas mensagens de sua suposta autoria. Algumas: “...Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem! Bom final de semana pra todos”... “Bom dia! O Efésios pra hoje é o 6:16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”... “Notícia boa pro nosso judiciário: o professor Fachin vai compor e abrilhantar ainda mais o STF”...De tanto ouvir minhas filhas tocando Lady Gaga, vou acabar gostando. Vale assistir o DVD “Telephone” com a...Beyoncé. Boa noite”... “Pra mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira: desinformação, calunia e a difamação.” (12/07/2015)

EMOÇÃO Contra a imagem plantada na mídia contra ele, sempre defendi que o ex-governador Marcelo Miranda fora um bom gestor, embora politicamente tenha saído desgastado por vários fatores – inclusive do ex-governador Pedro Pedrossian que articulava sua volta ao poder. Com os pedidos de empréstimos ‘barrados’, Marcelo não pagou o funcionalismo e veio a crise. Mas nesta semana, ainda sob tratamento médico Marcelo foi à Assembleia Legislativa para ser homenageado junto a outros ex-governadores. Por essas voltas que a vida proporciona, coube ao seu neto – deputado João Henrique ( PR) acolhê-lo naquele momento mágico e emblemático. É a vida.

XICO GRAZIANO: “...os agricultores não abrem terras, nem plantam ou criam, baseados em decisões individuais. Fatores coletivos, sinalizados pelos mercados, os induzem a investir e trabalhar no campo....Ainda por muito tempo a satisfação alimentar dos seres humanos irá pressionar recursos naturais da Terra....Os chineses começaram agora a experimentar o gosto delicioso de um churrasco. E sem o farelo da nossa soja eles não conseguem engordar o porco nem o frango que tanto adoram. Vale na África, Indonésia, Turquia. Alhures. O agro brasileiro exporta alimentos e matérias primas para 162 países...” ( Ex- deputado federal;1998/2002 e ex-presidente do INCRA;1995)

‘OS ARGENTINOS’: “ ...O primeiro país do mundo que acabou com o analfabetismo não foi os Estados Unidos, nem a França. Foi a Argentina. Como poderia ser o país empobrecido, caótico e subdesenvolvido que é hoje? O que aconteceu? Alguém invadiu? Não, os argentinos fizeram isso eles mesmos. Escolheram as piores opções ao longo de meio século. Por que eles não tem o mesmo padrão de vida que a Suécia, como a Suiça? Porque não quiseram. Eles queriam ser pobres. Siga “caudilhos” de pancotilia, “salvadores” de porcaria....Há uma responsabilidade do povo argentino nisso...” ( artigo ‘Sim, eu choro por você Argentina”, de Mario Vargas LIosa, Nobel de Literatura)

A PROPÓSITO: “Macri merece ser punido nas urnas. Venceu com uma plataforma liberal e reformista, não teve coragem, convicção ou condição para implementar essa agenda, e governou como uma espécie de tucano, de esquerdista envergonhado... Mas Macri fracassou nessa missão, porque não foi direita de fato, não foi um liberal...Macri falhou e o argentino está irritado, com razão. Mas a reação não é racional; é com o fígado, e ele não costuma ser bom conselheiro nessas horas. O argentino vai punir Macri dando um tiro na própria cara, soltando o pino da granada cometendo suicídio coletivo...”. (Jornalista Rodrigo Constantino)

REFERÊNCIA O tempo vai passando e alguns personagens da nossa vida pública continuam lembrados na memória da população. Uns são motivos de elogios e arrancam expressões calorosas. Outros entretanto - não são esquecidos devido ao modo como se conduziram no exercício de cargos eletivos. Não corresponderam aos anseios daqueles que depositaram neles a esperança de dias melhores. Neste rol se encaixa o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) que não conseguiu dar sequência ao ritmo de ações administrativas em Campo Grande e provocou a maior crise desde sua fundação. Bernal é hoje um motivo que inspira o eleitor para pensar mais e melhor nas eleições de 2020.

CONFIRA: “... O Brasil possui a terceira mais extensa Constituição do mundo, perdendo apenas para a Nigéria e a Índia. Todos os três países possuem grandes diferenças sociais e alta concentração de renda e, portanto, socialmente injustos . Por sua vez, a nossa Constituição possui 80 mil palavras. Em resumo, o Brasil possui muitas leis, mas pouco direito - corruptíssima republica, plurimae leges ( de Tácito) ou seja Estado Corrupto – Múltiplas Leis. ( Claudio Henrique de Castro – jurista em Curitiba)

NA TERRA O patrimônio político do PDT no Estado é de 1 deputado federal, 1 deputado estadual, 2 vereadores na Capital, 3 prefeitos e 71 vereadores no Estado. O ex-Juiz Odilon de Oliveira não passou de um meteoro ou cometa pelo partido. Mas qual será o sexo do PDT – também aqui ? Continuará prensado no estreito corredor entre a esquerda radical e os partidos liberais de centro? Será realmente protagonista das eleições em Campo Grande ou um mero coadjuvante? A votação do candidato do PDT em 2018 não conta, é passado, foi conjuntural e com apoio do MDB e Cia. A visita que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) faz hoje à Campo Grande é a arrancada eleitoral do partido para 2020.

‘O TRÔCO” ou a revanche da classe política ao Ministério Público e Judiciário que foi aprovado na Câmara Federal sob o cognome de ‘combate aos abusos de poder’ ainda vai dar muito o que falar. Mas lembro: quem plantou a sementinha do projeto lá atrás foi o ex-deputado Paulo Maluf (PP) que na sua volta à Câmara Federal queixava-se da ‘injusta’ perseguição que fora alvo das autoridades no Governo de São Paulo e na prefeitura paulista. A ideia do ‘brimo’ germinou e já se pergunta por aí: nossas autoridades deixarão de ser intocáveis e sem limites?Só benesses? Tudo podem?

ALELUIA... Finalmente temos um Ministro da Justiça com real conhecimento das peculiaridades do Mato Grosso do Sul em matéria de segurança pública. No passado ficamos apenas nas promessas. Prova disso é que vamos receber nossa cota do Fundo Nacional de Segurança Pública no valor de R$ 89 milhões, equivalente a 5,24% do chamado ‘bolo nacional’. Apenas São Paulo receberá quantia superior a nossa. Com esse dinheiro será possível equipar e treinar nossos policiais e bombeiros inclusive, dando-lhes assim condições de combater os bandidos em igualdade de condições.

ATRASO Esquerdistas contra as reformas do atual Governo. Mas um dos fatores que impulsionaram os Estados Unidos foi a Lei criada em 1935 por Franklin Roosevelt que estabeleceu regras trabalhistas liberais: o salário mínimo, ganho por horas extras acima das 40 horas semanais, regulação dos contratos por hora trabalhada, todas as formas e funções, locais e o trabalho dos jovens. Lá a empresa não é obrigada a pagar 13º salário, não há FGTS, férias remuneradas, Imposto Sindical, Aviso Prévio e a multa de 40% na recisão. A empresa paga o Seguro Social (INSS) e o empregado paga o Medicare ( Seguro Saúde do Governo). As férias vão de 10 a 30 dias, dependendo do tempo de emprego. Se lá é ruim, porque então todos querem trabalhar na Terra do Tio Sam?

SEM PRESSA Quando o assunto é eleição, quem precisa e toma a iniciativa é a oposição. Sempre foi assim. Nestas eleições de Campo Grande a regra sábia se mantém: o prefeito Marcos Trad (PSD) adota a mineirice da aparente falta de preocupação sempre com um argumento na ponta da língua. Os adversários ( quais?) admitem que a tática do prefeito focar só na administração esvazia o discurso eleitoral e prejudica a oposição que tenta sem êxito o debate crítico. O jogo vai sendo jogado e Marquinhos dissimula bem, minimiza a importância de declarações e fatos . No seu ‘paíol’ ele vai armazenando munição para a batalha onde será o principal protagonista.

HILÁRIO Agora, Antonio Palocci o ex-todo poderoso homem forte da cúpula do PT que mandou de cabo a rabo neste país , é visto pela deputada federal Gleise Hoffmann (PT) como “sem qualquer resquício de credibilidade”. Esse acordo de delação premiada do ex-ministro – homologado pelo ministro Edson Fachin, do STF promete! Os petistas podem continuar negando as propinas, mas as empreiteiras citadas devem ter nas suas planilhas fortes indicativos da rota do dinheiro surrupiado. Nestas hora lembro aquela frase sem igual do então Ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) pregando a moralidade nos primeiros dias de Governo Lula: “Acabou a roubalheira no Brasil”.

RÁPIDAS

Deputado Antonio Vaz (Republicanos) Presente nas homenagens às mulheres em Anastácio no último dia 1; presidente da Comissão de Saúde pediu da tribuna mais investimentos nesta área na capital e interior.

Deputado José C. Barbosa (DEM) Propõe a criação da Frente Parlamentar Pró Dourados; pede investimentos na infra estrutura e malha asfáltica daquela cidade; visitou secretárias e órgãos públicos na semana.

Deputado Capitão Contar (PSL) Cobrou do Governo definição sobre o resultado do concurso de bombeiros; autor de projeto protegendo funcionárias vítimas de violência doméstica: deu parecer contra a livre concorrência na venda de combustíveis.

Deputado João Henrique (PR) Aprovado seu projeto sobre relações das empresas de internet/telefonia/TV com assinantes desempregados; presente na sessão de homenagem aos ex-governadores; recebeu lideranças de bairros da capital no gabinete. Incrível Vista antes como insignificante, a quantia de R$500,00 do FGTS virá em boa hora para milhões de brasileiros. Impressiona: de cada 100 devedores, 37 deles devem até R$500,00. Aonde chegamos!

Deputado Lucas de Lima(Solidariedade) Empossado na Frente Parlamentar de Recursos Hídricos; acompanha a tramitação de vários projetos seus e da demanda versando sobre a Reserva do Parque da Bodoquena, entre proprietários e o Governo Federal.
Deputado Gerson Claro (PP) Acompanhou vereadores do interior à vários órgãos públicos e Secretárias, ativo nas sessões da semana e participou da sessão solene homenageando advogados na Assembleia Legislativa.

Deputado José Teixeira (DEM) Aprovado seu projeto da licença paternidade na Assembleia Legislativa; viu atendido seu pedido de revitalização do prédio antigo do Castelinho de Ponta Porã; recebeu empresários da capital no gabinete.

Deputado Londres Machado( PSD) Recebeu lideranças do interior; acompanhou visita de vereadores a vários órgãos públicos; participou das sessões e exercendo o papel de moderador em algumas situações. Motivado.

Deputado Evander Vendramini (PP) Pediu uma ambulância para atender o distrito de Arapuá (Três Lagoas); autor de projeto proporcionando educação aos alunos internados e requereu a aquisição de drones para uso da Polícia Militar Ambiental.

Deputado Marçal Filho (PSD) Sugere a criação de uma força tarefa para cuidar da saúde em Dourados; insiste na construção do túnel na BR 163 (DOF) para melhorar o trânsito naquela região e recebeu lideres comunitários da capital em seu gabinete.

Deputado Lídio Lopes (Patriota) Proponente da homenagem aos advogados esteve no evento ocorrido na Al; recebeu lideres comunitários da capital e do Cone Sul; analisou processos da Comissão de Constituição Justiça e Redação.

Deputado Neno Razuk (PTB) Reforçou pessoalmente seus pedidos junto a Secretarias de Governo; recepcionou lideranças de Dourados e apresentou projeto dispondo sobre a correção de provas de candidatos surdos por profissionais formados em Libras.

Deputado Jamilson Name (PDT) Autor do projeto de concessão de título de cidadania a Sylvio Wagih Abdala; insistiu no pedido da Patrulha Mecanizada junto ao Ministério da Agricultura e visitou órgãos públicos em prol de entidades diversas.

 

Políticos ou eleitores? Quem mudará?
FRANCAMENTE... Até aqui ‘empate técnico’ entre o pessoal do PT e MDB investigado, denunciado, condenado e preso por corrupção, principalmente na labo...
A pressa é coisa só dos políticos
‘OS INTOCÁVEIS’ “Se somos nós que criamos leis, porque não criá-las em nosso benefício”? É o lema adotado no Senado. Entra Governo sai Governo e nada...
Bônus e ônus dos cargos públicos
CONFIRMADO Na vida pública há bônus e ônus por ocupar cargos. Repercute a notícia que o ex-Secretário de Habitação e Infra Estrutura Pedro Teruel (Go...
Incêndio & esperteza, Anita & Ruy Barbosa
1-DO LEITOR: “ Por que não internacionalizar a preservação da Amazônia com uma remuneração de aporte internacional em benefício dos fazendeiros e Est...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions