ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Como ocorre o aspecto da boca murcha

Marco Polo Siebra (*) | 03/05/2023 11:38

Olá, pessoal, tudo bem?

Hoje eu quero trazer para vocês um assunto muito importante e muito relevante, que é a boca murcha, exatamente aquele aspecto de boca velha, boca de dentadura. Por que isso ocorre?

Vocês sabem o por quê? Bom, vamos lá, eu vou apresentar para vocês hoje o Godofredo, é um crânio de estudo que me acompanha desde 1989, quando eu entrei na faculdade.

A nossa boca tem uma estrutura óssea e o dente. E aqui nós temos a mandíbula e a maxila. São as estruturas ósseas que dão suporte para o nosso tecido. Esse perfil que eu tenho não é dado só pelo dente, é dado principalmente por uma estrutura óssea que suporta os dentes. Quando nós perdemos esses dentes, a tendência dessa estrutura óssea é sofrer uma reabsorção, e aí normalmente nós vamos ter aquelas pessoas que usam a dentadura.

A dentadura vai devolver o osso (que é essa parte de gengiva) e vai devolver o dente, porque olha como fica de uma pessoa que perdeu o dente. A pessoa que perdeu os dentes em cima e embaixo fica com aspecto de boca murcha. Ou então a boca murcha pode vir quando eu vou fazer uma reabilitação que eu vou devolver dente em cima e embaixo.

Eu tenho que ter uma altura ideal para essa articulação. A musculatura também tem que trabalhar de forma correta, quando eu perco altura, que eu desgasto os dentes ou eu não faço a prótese na altura correta, o que vai acontecer? Eu vou ficar com aspecto de boca murcha, eu perco o suporte dos lábios, os lábios começam a ficar menores, mais finos, então algumas vezes a boca fica murcha.

Não adianta você fazer preenchimento ou querer fazer botox, não vai resolver fazendo o preenchimento. É interessante eu ver como é que estão os dentes e, principalmente, a altura, da dimensão de oclusal, para ver se está ok. Observar se o perfil dos dentes está adequado. Tudo isso vai influenciar no que a gente tem hoje de boca murcha. Por isso é importante você fazer avaliação com o seu dentista.

Olhem como estão seus dentes. Olhe se o seu perfil realmente está bom e se você está tendo problemas de rugas nos lábios ou esta boca murcha. Sentindo dores de cabeça, o seu dentista pode te ajudar perfeitamente, ok?

Um detalhe, por isso que algumas vezes nós fazemos esses tipos de prótese (dentadura) sobre o implante, que é justamente para melhorar o conforto, porque a prótese total ela fica apoiada na gengiva, e a gengiva nada mais é que um carpete do osso. Então, eu preciso ter uma boa confecção da prótese para melhorar todo o sistema estomatognático que a gente chama de boca, que é composto pelos lábios, musculatura e principalmente os dentes.

Gostaram dessa dica? Me manda um direct lá no meu Instagram @marcopolosiebra, que eu terei maior prazer de te ajudar.

Um forte abraço, até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias