ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 30º

Momento Saúde Bucal

Odontologia e o tratamento para pacientes autistas

Marco Polo Siebra (*) | 12/04/2023 15:18

Abril Azul é o mês da campanha de conscientização do autismo e por isso vou falar sobre autismo e Odontologia.

O autismo e a Odontologia é sempre um assunto delicado. Já que o tratamento odontológico depende muito do paciente e o autismo interfere nessa comunicação com o paciente.

Autismo é caracterizado principalmente pelo prejuízo na comunicação e na interação social. Muitos autistas apresentam padrões repetitivos em seu comportamento e interesses. Entretanto, é sempre importante deixar claro que cada paciente que possua o Transtorno do Espectro Autista, conhecido como TEA, pode apresentar um conjunto de características diferentes.

Então, como o autismo e Odontologia podem caminhar juntos? Primeiramente, é muito importante que a família desse paciente crie uma rotina de higiene bucal desde cedo.

Tratamento para crianças autistas

A maior parte dos autistas consegue aprender de forma visual. Assim, as ilustrações mostrando como escovar os dentes pode ser uma solução interessante. Essas ilustrações devem ficar no local que a criança irá fazer sua higienização bucal. Cada imagem deve conter o passo a passo de todo o processo de escovação, para orientar a criança.

Outro ponto importante da contribuição dos pais é sempre conversar muito com a criança. Explique o que ela irá fazer, quais serão os tratamentos aos quais ela será submetida. Como o dentista fará o atendimento, qual é o passo a passo de todo o processo.

Prevenção é a chave

Dessa forma, o paciente autista será estimulado e terá mais confiança no momento da consulta. Aliás, é sempre importante lembrar que a consulta para um paciente autista precisa de um tempo maior. Afinal, a criança precisará de um tempo maior para se adaptar e se submeter aos procedimentos. Sendo assim, tenham sempre tolerância e paciência para o atendimento.

A palavra-chave para o atendimento dos autistas é a prevenção! Quanto antes iniciado, maiores são as chances de evitar procedimentos mais invasivos como o atendimento hospitalar com anestesia geral.

Dicas para facilitar o atendimento:

Agora que já falamos um pouco sobre o que é o autismo e como a família pode ajudar no tratamento desses pacientes, vamos a algumas dicas que irão facilitar o atendimento do autista.

Pontualidade – Isso é essencial para atender o autista, quanto mais ele esperar, mais ele pode ficar hiperativo e isso refletirá diretamente na qualidade do atendimento.

Faça um tour – Antes de pedir para se sentar na cadeira, faça um tour pelo consultório com o paciente. Essa familiaridade com o ambiente facilita o tratamento.

Se atente aos comandos – Quando for pedir qualquer ação para o paciente, use ordens simples e diretas. Assim que ele executar a ação solicitada, parabenize-o.

Mostre o que irá acontecer – Existe uma técnica comportamental dizer-mostrar-fazer. Ela consiste em mostrar cada passo do procedimento que será feito em objetos. Por exemplo, se seu paciente gosta de um dinossauro, mostro no brinquedo tudo o que você fará, antes de fazer no paciente.

Familiaridade – Sempre tenha algo que seja familiar para a criança no consultório, seja um objeto pessoal de um familiar ou brinquedos da criança.

Mantenha uma rotina – Pessoas com autismo tem muito medo de coisas desconhecidas. Por isso, não execute qualquer ação sem antes explicar para o seu paciente.

Interaja – Durante todo o atendimento, deve haver a interação com os familiares do paciente presente e com o paciente. Envolva todos durante a consulta.

Planejamento – Antes da consulta, pense em tudo. O atendimento precisa ser rápido e preciso, evite ao máximo estímulos sensoriais.

Fique calmo – Na consulta, mantenha sua voz controlada, sempre em um tom suave. A audição do autista é muito sensível, evite sempre que possível alteração no tom de voz.

Autismo e Odontologia podem andar juntos, basta apenas que o dentista seja sensível e sempre busque formas personalizadas para atender seu paciente com autismo.

E aí gostou? Compartilhe e qualquer duvida me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que teria maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias