ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Mascar chiclete pode prejudicar a saúde bucal

Marco Polo Siebra (*) | 18/04/2023 11:15

Olá, pessoal. Hoje vamos falar sobre mascar chicletes. Esse é um hábito muito associado para quem tem mal hálito. Alguns dizem que mascar chiclete faz mal para o estômago, mas não é verdade. É inofensivo para quem não tem complicações gástricas, porém, a saúde bucal pode ser prejudicada se o consumo for excessivo.

O que ocorre quando mascamos chicletes é um estímulo a produção de ácido no estômago. Então, naqueles que têm problemas como gastrites ou úlceras, pode haver dor relacionada ao aumento desse ácido.

Além disso, quem tem refluxo também pode ter uma piora do quadro, com sintomas como azia, queimação e náuseas. Isso ocorre sobretudo quando as pessoas mascam chicletes sem consumir nenhum alimento antes.

O alimento forma uma película protetora da mucosa do estômago que a protege de uma possível lesão causada pelo ácido.

Agora os dentes e músculos faciais podem ser afetados. O hábito de mascar chiclete pode não fazer mal ao estômago de uma pessoa sem problemas prévios, mas o consumo constante é capaz de prejudicar a saúde bucal. Na mastigação ocorre a contração de músculos faciais que, caso seja continua, pode causar danos nos músculos da mastigação e na articulação temporomandibular, na ATM. Algumas vezes as pessoas descontam na mastigação do chiclete toda a ansiedade e estresse causando problemas de dores e cansaço na boca.

Além disso, os chicletes que contém açúcar, quando consumidos em alta frequência, aumentam os riscos de cárie.

Em relação aos possíveis benefícios do costume de mascar chiclete, as gomas podem auxiliar em situações esporádicas, como quando a pessoa não tem condições de escovar os dentes após a refeição.

Mascar chiclete estimula a produção de saliva e pode ajudar na remoção de resíduos alimentares.

E aí, gostou da informação? Compartilha e se tiver alguma dúvida me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei maior prazer em te ajudar.

Até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias