ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  13    CAMPO GRANDE 28º

Momento Saúde Bucal

Fevereiro Roxo e Laranja: prevenção de doenças crônicas

Por Marco Polo Siebra (*) | 28/02/2024 14:29

Fevereiro Roxo é o mês de conscientização do Alzheimer, fibromialgia, lúpus e leucemia. Essa campanha tem como objetivo reforçar ações para a prevenção de doenças crônicas. O Alzheimer, a fibromialgia e o lúpus são representados pela cor roxa. Já a cor laranja na campanha aborda a leucemia.

Hoje, vou falar especificamente sobre a Doença de Alzheimer. Ela é uma degeneração do sistema nervoso central, afetando principalmente o hipocampo, que está relacionado à memória. A doença é progressiva e não tem cura.

O tratamento pode ser farmacológico e não farmacológico, e quando os 2 são bem empregados, consegue-se um retardo na evolução da doença, trazendo uma melhora de qualidade de vida muito significativa, tanto para a pessoa com Alzheimer como também para os familiares e cuidadores. A característica mais comum é a perda da memória, e com o tempo, pode prejudicar o pensamento, o reconhecimento, a linguagem, o planejamento e a personalidade.

A doença de Alzheimer na sua evolução crônica e progressiva tem 3 estágios: o inicial ou leve, o moderado e o avançado. Cada um terá suas características de acordo com a evolução da doença.

Cuidar de uma pessoa com Alzheimer apresenta desafios, especialmente em relação ao comportamento. Cada indivíduo reage de forma diferente, podendo ficar agitado, irritado, apático ou sonolento. Nesse contexto, a saúde bucal muitas vezes é esquecida e só recebe atenção quando surgem problemas, como dor. É fundamental que, assim que houver o diagnóstico de Alzheimer, a pessoa procure um odontogeriatra, um dentista especializado em cuidar de pacientes com demência. O odontogeriatra realizará uma avaliação geral e definirá as melhores condutas para garantir uma boa saúde bucal.

Aqui estão 5 dicas importantes relacionadas à odontologia e aos cuidados com a saúde bucal de pessoas com Alzheimer:

  1. Acompanhamento periódico: Consulte o odontogeriatra pelo menos a cada três meses para prevenção.

  2. Observe o comportamento: A pessoa com Alzheimer pode não conseguir explicar o que está sentindo. Mudanças no comportamento, como agressividade ou recusa de alimentos, podem indicar problemas bucais.

  3. Produtos adequados: Use escovas, cremes dentais e enxaguantes bucais voltados para a terceira idade, com orientação do odontogeriatra.

  4. Consulte um odontogeriatra: O manejo da saúde bucal deve ser construído em conjunto com o profissional, considerando as necessidades individuais.

  5. Importância da saúde bucal: Manter a boca saudável contribui para melhor qualidade de vida da pessoa com Alzheimer.

Lembrando que o Fevereiro Roxo também destaca outras condições crônicas, como a fibromialgia, o lúpus e a leucemia, e é importante sensibilizar a população sobre essas questões de saúde e os cuidado com o órgão bocal, pois impactaram diretamente na qualidade de vida delas.

E aí gostaram desse vídeo então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias