ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Momento Saúde Bucal

Ortodontia: o que é e sua importância

Por Marco Polo Siebra (*) | 23/02/2024 15:21

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Quando os dentes estão tortos ou não se encaixam corretamente, torna-se difícil mantê-los limpos, o que pode levar à deterioração e doença periodontal. Além disso, dentes mal posicionados podem causar estresse adicional nos músculos de mastigação, resultando em dores de cabeça, disfunção da ATM (Articulação Temporo Mandibular) e desconforto na região do pescoço, ombros e costas. A ortodontia também desempenha um papel importante na aparência, pois dentes alinhados contribuem para um sorriso mais agradável.

O tratamento ortodôntico visa melhorar a saúde bucal, proporcionar uma aparência estética e garantir que os dentes possam durar a vida toda. O profissional especializado nessa área é chamado de ortodontista. Para determinar se você precisa de tratamento ortodôntico, seu dentista ou ortodontista avaliará seu histórico médico e dentário, realizará exames clínicos, moldes de gesso dos dentes, radiografias especiais e hoje com a tecnologia temos o escaneamento das arcadas. Alguns problemas indicativos para o tratamento ortodôntico incluem:

1. Sobre mordida: Quando os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, causando problemas mastigatórios.

2. Mordida cruzada anterior: A arcada inferior projetada muito à frente ou a arcada superior posicionada muito atrás.

3. Mordida cruzada: A arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

4. Mordida aberta: Espaço entre os dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

5. Desvio de linha mediana: O centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

6. Diastema: Espaços entre os dentes devido a dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

7. Apinhamento: Quando há dentes demais para acomodar na arcada dentária pequena.

O tratamento ortodôntico envolve o uso de aparelhos fixos,  móveis, funcionais e autoliogáveis, para movimentar os dentes, reposicionar os músculos e alterar o crescimento mandibular, proporcionando um sorriso saudável e harmonioso.

E aí gostaram desse vídeo então compartilhem e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um grande abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias