ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Trilha Orgânica

Coloque a mão na terra e cultive ervas relaxantes

Márcia Chiad (*) | 05/10/2022 17:34

Quando os ânimos andam exaltados, a emoção atrapalha a boa convivência e o diálogo. Nessas horas o melhor mesmo é dar uma pausa e respirar fundo. E a minha dica é colocar a mão na terra e cultivar ervas calmantes e relaxantes.

Quando colocamos a mão na terra praticamos a paciência, a sabedoria. Já está comprovado que estar rodeado pela natureza melhora muito a nossa saúde mental. E algumas plantas trazem grande acolhimento que relaxam e trazem paz de espírito. Isso sem falar que podemos substituir muitos medicamentos com infusões de ervas plantadas e colhidas por nós, em um pequeno cantinho no jardim ou na horta.

Conheça algumas ervas que você pode ter no quintal de casa e que ajudam a relaxar, combater a insônia, o estresse e trazer mais alegria.

  • Melissa – Melissa Officinalis 

É uma planta originária do sul da Europa e muito bem adaptada ao nosso clima. Gosta de solos ricos em matéria orgânica e bastante sol. A melissa é cientificamente comprovada para ajudar no combate ao estresse e angústia. A infusão das folhas secas ou frescas melhora o humor e a irritação. Cultive melissa no vaso ou no canteiro e tenha dias mais tranquilos e agradáveis. As sementes são facilmente encontradas em floriculturas e casas especializadas.

Melissa officinalis (Foto: Márcia Chiad)
Melissa officinalis (Foto: Márcia Chiad)
  • Cidró ou erva luisa – Aloysia triphylla

Também chamada de limonete ou verbena, a erva Luísa ou cidró é muito confundida com as cidreiras. Seu potencial calmante e relaxante faz dela uma das plantas mais indicadas para tratar insônia. Tomar uma xícara de chá de cidró meia hora antes de dormir ajuda muito a combater a insônia e agitação. É originária do Chile, Argentina e Peru, é uma planta de fácil cultivo. Gosta de sol e irrigação moderada. Na primavera cresce muito. É um pequeno arbustinho que pode ser podado durante todo o ano.  As mudas são feitas a partir de galhos da planta mãe.

Cidró ou erva Luísa (Foto: Márcia Chiad)
Cidró ou erva Luísa (Foto: Márcia Chiad)
  • Alecrim – Rosmarinus officinalis

O alecrim, a erva da alegria, é originária do mediterrâneo. O nome latino, rosmarinus significa o orvalho que vem do mar, porque a erva crescia espontaneamente nas areias do mar mediterrâneo. É uma planta de fácil cultivo. Sol, pouca água e solo mais arenoso são suficientes para ter o alecrim viçoso por muito tempo em vaso ou no canteiro. A infusão das folhas é excelente para memória e também auxilia nos estados de estresse e depressão. Só de cheirar as folhas do alecrim o humor já melhora.

Alecrim (Foto: Márcia Chiad)
Alecrim (Foto: Márcia Chiad)

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.

Nos siga no Google Notícias