ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Trilha Orgânica

Para cuidar da pele e cabelos, babosa é a planta ideal

Em um jardim medicinal, essa é a planta da beleza

Márcia Chiad (*) | 02/06/2022 16:00
Babosa (Aloe Vera) - Imagem: Arquivo pessoal.
Babosa (Aloe Vera) - Imagem: Arquivo pessoal.

Uma das coisas que eu mais estimulo as pessoas é transformarem seus jardins em exuberantes, vistosos, mas, acima de tudo que sejam úteis e medicinais. Quem não quer colher do jardim ervas para temperar a comida, fazer um chá ou mesmo para deixar a casa mais cheirosa? E se eu tenho à mão aquela planta que vai deixar minha pele mais bonita e hidratada, e meus cabelos mais sedosos? Melhor ainda, não é?

Uma das primeiras plantas que eu comecei a cultivar no meu jardim medicinal foi a Babosa (Aloe Vera). Por vários motivos: por ser linda, muito fácil de cuidar ( realmente não dá trabalho nenhum, a gente pode esquecer dela que ela resiste) e, principalmente, por ser uma ótima regeneradora dos tecidos em caso de queimaduras leves.

Babosa (Aloe Vera) - Imagem: Arquivo pessoal.
Babosa (Aloe Vera) - Imagem: Arquivo pessoal.

Mas é na beleza que ela se destaca. Bater a polpa da folha da babosa e passar nos cabelos e deixar agir por meia hora vai fazer toda a diferença: cabelos macios e brilhantes a custo quase zero.

Não é à toa que diziam que um dos segredos da beleza da Cleópatra era a babosa. Passava no cabelo e na pele. E as lendas antigas também dizem que essa planta protege o ambiente, traz boa sorte e manda as energias negativas para bem longe!

Não é maravilhosa?

Deixo aqui uma receitinha caseira que uso no meu dia-a-dia com essa planta incrível:

Água de Babosa 

Ingredientes:

  • Folha de babosa
  • Água filtrada
  • Um borrifador pequeno

Primeiro corte uma folha da babosa bem no pé da planta. Logo ela vai escorrer um líquido amarelo. Deixe-a na posição “em pé “ de um dia para o outro. Assim, todo esse líquido, chamado de aloína, vai escorrer. Além de ser tóxico, esse líquido amarelo pode manchar a pele caso pegue sol.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

No dia seguinte, praticamente toda a aloína já vai ter saído. Descasque a folha da babosa, lave bem a polpa e bata no liquidificador com um copo de água filtrada. Coloque no borrifador e guarde na geladeira.

Borrife no rosto todas as noites antes de dormir. Hidrata a pele e a deixa bem macia.

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas.
Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas

Nos siga no Google Notícias