ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Trilha Orgânica

Sair da rotina alimentar pode ser mais fácil do que parece

Incluir as PANC na alimentação é garantia de sair da monotonia alimentar e ganhar ainda mais sabor e saúde

Márcia Chiad (*) | 09/03/2022 11:00

PANC – Plantas alimentícias não convencionais

Quando incluímos verduras, frutas e legumes na nossa alimentação já não é novidade pra ninguém que ganhamos mais saúde e vitalidade. Mas quando a gente fala em sair da monotonia alimentar, inovar naquela conhecida salada de tomate, alface e cebola, ou no suco verde de todo dia, que leva sempre os mesmos ingredientes, muita gente tem dificuldades.

Mas se a gente olhar com atenção para o nosso quintal e buscar conhecer melhor aquelas ervinhas que brotam espontaneamente sem ninguém ter plantado, podemos ter um grande tesouro alimentar à nossa disposição.

Azedinha - Imagem: Arquivo pessoal
Azedinha - Imagem: Arquivo pessoal

Sabe aquele trevinho que insiste em brotar e rebrotar no meio da grama e quanto mais a gente arranca mais ele renasce? Pois é, esse trevinho, o Oxalis latifolia, também conhecido por azedinha é um dos exemplos das plantas alimentícias não convencionais que podemos inserir na nossa alimentação. Tem sabor delicado, como o próprio nome diz, azedinho, que pode fazer parte das nossas saladas, sucos, e molhos. Um pesto de azedinha é simplesmente divino! Isso sem contar com as propriedades medicinais do trevo azedo, rico em vitamina C, calmante do fígado e diurético.

Caruru, celósia, dente de leão, hibisco, ora-pro-nóbis e por aí vai. São tantas as possibilidades que temos para melhorar a nossa alimentação e acrescentar nutrientes que estão em abundância em nossos quintais e passam desapercebidas pelos nossos olhos.

Celósia - Imagem: Arquivo pessoal
Celósia - Imagem: Arquivo pessoal

É só começar pelas mais conhecidas e ir acrescentando aos poucos as plantas alimentícias não convencionais na alimentação do dia-a-dia e só assim vamos saindo da monotonia alimentar que tanto nos aprisiona. Só pra lembrar que no Brasil nós temos mais de 3 mil espécies de plantas com potencial alimentício.

Hibisco - Imagem: Arquivo pessoal
Hibisco - Imagem: Arquivo pessoal

Mas não posso deixar de registrar que é preciso conhecer minimamente as plantas que podem ser consumidas com segurança e saber a forma de preparo. Na internet encontramos inúmeras receitas e indicações, mas sugiro duas publicações importantes para quem quer conhecer com mais segurança e profundidade as PANC: o livro Matos de Comer, do Guilherme Ranieri e a publicação do Instituto Plantarum, Plantas Alimentícias Não convencionais no Brasil, de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.

A partir daí é só começar a experimentar novos sabores, texturas e ganhar muita saúde!

(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do @recantodaservas.

Ora pro nobis - Imagem: Arquivo pessoal
Ora pro nobis - Imagem: Arquivo pessoal


Nos siga no Google Notícias