Blindagem patrimonial no exterior contra riscos econômicos brasileiros
Vanda Pontes, especialista em negócios financeiros internacionais, orienta sobre como blindar o seu patrimônio

Aos oito anos, Vanda Iara Pontes viu o pai perder tudo em Dourados. Restaurante, churrascaria, hotel, imóveis, em pouco tempo a família mergulhou em dívidas, fugas e escassez. “Meu pai quebrou, ele perdeu tudo e eu tive que começar a trabalhar aos 10 anos de idade. Eu já estive do lado de lá, onde faltou planejamento financeiro estratégico, alguém que desse suporte para o meu pai”, relembra.
O episódio doloroso virou o ponto de virada de sua trajetória. Hoje, com 19 anos de experiência, Vanda se apresenta como agente internacional de negócios financeiros, pioneira em Campo Grande, atuando em planejamento patrimonial e sucessório com foco no mercado internacional.
“Entendi que tudo o que vivi, inclusive passar fome, foi justamente para hoje proteger famílias”.
Em um setor muitas vezes confundido com investimentos tradicionais brasileiros, Vanda ressalta o que a diferencia: acesso a soluções exclusivas no mercado internacional, fora do alcance da maioria dos investidores comuns.
“O dinheiro muda de mãos. Eu vi famílias riquíssimas em Campo Grande perderem tudo. Se não houver planejamento, quem sofre não são os pais, mas os filhos e netos. O meu trabalho é garantir que as próximas gerações mantenham o padrão de vida”.
Ela explica que possui contratos e atua como correspondente direta de diversas companhias bancos, seguradoras, assets e o mercado imobiliário internacional, oferecendo soluções que incluem seguradoras de saúde com cobertura anual de até 5 milhões de dólares, além de investimentos híbridos que unem rentabilidade à proteção familiar. Também desenvolve estratégias de planejamento sucessório e estruturas offshore para organização patrimonial. Ressalta, porém, que a blindagem de bens é realizada no Brasil, exclusivamente pela equipe jurídica da empresa por meio de holdings, garantindo segurança e eficiência para os clientes.
“Produtos financeiros: Ao utilizá-los, você elimina o imposto sobre herança e garante que esses bens não sejam comprometidos por um inventário. A sucessão ocorre de forma direta, o que simplifica todo o processo e evita a perda de até 20% do patrimônio. Em 30 dias, o dinheiro está na conta dos herdeiros, sem inventário”, destaca.

Proteção contra riscos no Brasil - Para Vanda, a instabilidade política e econômica brasileira é uma das principais motivações dos clientes.
“A maior queixa dos clientes é a insegurança jurídica e o risco político no Brasil. Muitos estão dolarizando parte do patrimônio para se proteger da desvalorização do real e da alta carga tributária”.
O planejamento sucessório é outro ponto crítico. O ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos), que hoje é de 6% em Mato Grosso do Sul, deve subir para até 30% em 2026.
“Planejamos esses custos e levantamos recursos em companhias nos Estados Unidos. Trabalhamos com produtos híbridos, que oferecem investimentos com rentabilidade e, junto, a proteção para custear a sucessão”.

Segundo a especialista, internacionalizar o patrimônio é uma forma de blindagem. “Todo o seu patrimônio depende de uma única economia. E não é qualquer economia, é a brasileira. Basta uma crise política, um corte na nota de crédito do país ou um tropeço econômico para o valor do seu patrimônio despencar junto”, alerta.
O serviço prestado por sua equipe vai desde a abertura de contas no exterior até a estruturação completa de carteiras dolarizadas.
“Sem fórmulas mágicas, sem apostas arriscadas. Apenas estratégias sólidas pensadas para proteger a família e multiplicar o patrimônio”.
Da dor ao propósito - Após sua conversão religiosa há dois anos, Vanda passou a enxergar sua missão sob uma nova ótica.
“Antes era só um negócio: se um cliente não queria, eu ia para outro. Depois que me converti, percebi que quem perde não sou eu, é a família do cliente. Hoje meu trabalho é propósito: proteger famílias para que não passem pelo que eu passei”.
Em quase duas décadas de atuação, já atendeu mais de cinco mil clientes no Brasil e no exterior. Voltar a Dourados, sua cidade natal, foi simbólico.
“Voltar para Dourados foi uma surpresa. Trouxe lembranças boas e ruins, mas tenho certeza que foi Deus que me levou para lá. Minha missão é ajudar famílias a não passarem pelo que eu passei”.
Para Vanda, proteger o futuro dos filhos, Bruno e Lucas, também faz parte dessa missão: ensinar desde cedo a importância de guardar dinheiro e planejar financeiramente, garantindo que tenham segurança e independência no futuro.
Serviço: Tem interesse em saber mais sobre os serviços e produtos oferecidos por Vanda Iara Pontes? Preencha o formulário clicando aqui e a equipe entrará em contato com você.
Fale agora mesmo com a equipe da Vanda Iara Pontes pelo WhatsApp (67) 99859-0505 (Clique aqui) ou acompanhe as novidades no Instagram @vandaiara05.
O formulário de atendimento também pode ser acessado diretamente no link da bio do Instagram.