ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Conteúdo Patrocinado

Harmonia: 26 anos de excelência em Educação Infantil

Sempre vanguardista, a Escola é pioneira no Brasil no uso das abordagens Reggio Emilia e Emmi Pikler

Post Patrocinado | 11/03/2020 08:30
Os pequenos se divertem com a proposta sensorial com gelo colorido (Foto: Divulgação).
Os pequenos se divertem com a proposta sensorial com gelo colorido (Foto: Divulgação).

Ambientes tranquilos, que transmitem confiança e afetividade aliados a muito carinho entre os pequenos e os educadores. É assim, que a mais de duas décadas, que a Escola Bilíngue Harmonia – Educação Infantil atende bebês a partir de quatro meses de idade.

Para crianças de até dois anos e meio de idade, a Escola Harmonia se inspira no uso da abordagem Emmi Pikler. O nome é uma homenagem à médica austríaca que desenvolveu um modelo de cuidados para crianças nesta idade. A pediatra acreditava na iniciativa própria do bebê. Para ela, a criança que consegue algo por sua própria iniciativa e por seus próprios meios adquire uma classe de conhecimento superior àquela que recebe a solução pronta.

“Em 2015, ano em que começamos a aplicar a abordagem da pediatra Emmi Pikler na Escola, logo percebemos como os bebês evoluíram na autonomia motora e na comunicação com os educadores” conta Talita Martins, diretora da Educação Infantil da Escola Harmonia.

Para aprimorar a implantação, aprender mais sobre a abordagem e comprovar a eficácia dos resultados com os pequenos, já em 2017, um grupo de educadores da Escola Harmonia visitou, no Peru, na Itália e na Argentina outras escolas referência não só em Emmi Pikler como também na abordagem Reggio Emilia.

Ambiente amplo e seguro para os bebês: pronto para ser explorado (Foto: Divulgação).
Ambiente amplo e seguro para os bebês: pronto para ser explorado (Foto: Divulgação).

Assim, a proposta da Escola está baseada na assistência às necessidades básicas humanas e no desenvolvimento em diversas áreas: cognitiva, social, emocional, motora e linguagem. Desde o momento da recepção até a partida, as crianças recebem muito estímulo e cuidado.

“Todos exploram o espaço que ocupam, por meio das experiências com diversos objetos, brinquedos e materiais texturizados; vivenciam as formas de comunicação por meio de músicas, gestos e sinais; aprimoram as habilidades motoras e conhecem os próprios corpos, brincando e participando dos momentos de massagem. Além disso, vivenciam o mundo do faz de conta com jogos simbólicos e livros de histórias”, explica a diretora.

A partir do K2 até o K5, (na Escola, os níveis levam a nomenclatura de Ks por se tratar de uma Instituição bilíngue. Portanto, a Educação Infantil é o Kindergarten) o modelo de ensino trabalha com projetos e sequências didáticas que visam à apropriação do conhecimento nas diversas áreas curriculares, como Práticas de Linguagens, Matemática, Arte, Movimentos e Brincadeiras, Ciências Sociais e Naturais. Nele, também são desenvolvidas experiências relacionadas à construção da identidade pessoal e da autonomia.

A Escola se inspira, para esta fase que vai dos três aos seis anos, na abordagem italiana de Reggio Emilia, referência mundial em Educação Infantil. Assim, as salas de aula se transformam em verdadeiros laboratórios de ensino, contendo materiais, brinquedos e objetos que potencializam as aprendizagens.

“Nesta idade, as crianças são muito materiais, concretas. Isso quer dizer que o espaço, a papelaria e os brinquedos não estruturados devem ser de muita qualidade e segurança para potencializarem as aprendizagens. Vemos esta necessidade a cada nova visita técnica e de estudos que fazemos para a Escola. Em 2019, fomos a Boston. Lá, conhecemos escolas que usam as duas abordagens que o Harmonia utiliza. Também estudamos em Harvard e no Media Lab do MIT. Sempre é um momento para nós, da direção, de muito conhecimento, além de podermos nos certificar de que estamos no caminho certo”.

O olhar curioso da criança é estimulado com elementos do cotidiano. Aqui o aluno participa do Projeto Natureza (Foto: Divulgação).
O olhar curioso da criança é estimulado com elementos do cotidiano. Aqui o aluno participa do Projeto Natureza (Foto: Divulgação).

Estimulação em inglês
Diariamente, os bebês – até cerca de 1 ano de idade - têm 50 minutos de estimulação na língua inglesa com uma educadora. Assim, eles ouvem músicas e histórias, participam de experiências sensoriais e brincam em inglês.

A partir do K2, na Educação Infantil, os períodos são divididos em currículo americano e currículo brasileiro. Caso os pais optem pela Escola em período integral, o período vespertino é igual ao citado acima e o período matutino é totalmente apresentando em inglês, com um currículo lúdico.

Musicalização
No Harmonia, a música está presente em nossa rotina escolar desde o berçário. Todos os dias, as crianças apreciam canções e cantam, em português e em inglês, com professores especialistas em música. Assim, uma vez por semana, todos têm aula de musicalização.

Enfermagem
Nas salas de berçário e K1, a Escola dispõe de enfermeiras que são responsáveis pelos cuidados com relação à saúde e à integridade física dos nossos bebês. As profissionais da saúde também atendem as demandas dos alunos que têm mais de dois anos.

Brincadeira, exploração e aprendizado também acontecem ao ar livre (Foto: Divulgação).
Brincadeira, exploração e aprendizado também acontecem ao ar livre (Foto: Divulgação).

Arte
Uma vez por semana, a partir do K3, os estudantes têm aulas de Arte com uma professora especialista. São momentos em que os pequenos manipulam vários materiais e, por meio deles, criam suas próprias obras, expressam suas vontades e desejos, estimulam a criatividade, pintam e desenham.

Atividades Físicas
Na Educação Infantil, a Educação Física também é oferecida a partir da série do K3. As aulas acontecem uma vez por semana e sempre com professor especialista. Balé e judô: são oferecidos na Educação Infantil a partir da série do K4. As aulas acontecem uma vez por semana (meio período) e duas vezes por semana (período integral), sempre com professor especialista e em horário de aula.

Serviço
A Escola Bilíngue Harmonia tem quatro unidades. A sede do Berçário e da Educação Infantil fica na Rua Luiz Dódero, 185 (veja como chegar). O telefone de contato é o (67) 3042-2220. Acompanhe pelo Instagram.

No Harmonia, o chão do Water Play é feito de seixos que fazem massagem relaxante nos pés das crianças e estimulam o sentindo tátil enquanto elas brincam (Foto: Divulgação).
No Harmonia, o chão do Water Play é feito de seixos que fazem massagem relaxante nos pés das crianças e estimulam o sentindo tátil enquanto elas brincam (Foto: Divulgação).
Nos siga no Google Notícias