ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º
Pó de rocha aumenta produtividade, reduz custos e renova solo

Conteúdo Patrocinado

Pó de rocha aumenta produtividade, reduz custos e renova solo

Fertilizante sustentável produzido pela Mineração Campo Grande eleva a qualidade e os lucros nas plantações

Post Patrocinado | 18/06/2021 07:30
Remineralizador natural e ecológico produzido pela MCG (Mineração Campo Grande) (Foto:Kísie Ainoã)
Remineralizador natural e ecológico produzido pela MCG (Mineração Campo Grande) (Foto:Kísie Ainoã)

Pode parecer uma prática nova, mas o pó de rocha vem sendo usado há muito tempo na agricultura. Historicamente, a aplicação do fertilizante remineralizador de solo, mais conhecido como pó de rocha, é usado para remineralizar e rejuvenescer os solos, diminuir a ação dos agentes contaminantes e tornar a agricultura rentável e sustentável, mantendo o equilíbrio biológico do solo. Na Alemanha em 1890, Julius Hensel escreveu o livro  (Pães de Pedra), onde descreve a produção de alimentos com farinhas de rochas.

A MCG (Mineração Campo Grande) é a principal empresa de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento do produto feito a partir de rocha Basáltica, que são moídas finamente para atender as necessidades de cada cultura, aumentando a biodiversidade do solo, reduzindo a necessidade de insumos químicos e gerando maior produtividade e rentabilidade para o agricultor.

A MCG é a principal empresa de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento dos minerais para lavouras (Foto: Kísie Ainoã)
A MCG é a principal empresa de Mato Grosso do Sul no desenvolvimento dos minerais para lavouras (Foto: Kísie Ainoã)

O remineralizador é um produto 100% natural e ecológico, extraído na moagem da rocha, composto principalmente por potássio, fósforo, silício, cálcio, magnésio, zinco, boro, manganês, ferro, selênio, cobre, níquel, sódio, molibdênio, vanádio, cromo, entre outros. O uso é recomendado para todos os tipos de culturas, desde soja, milho, cana de açúcar, frutas, pastagens e até mesmo no cultivo e manutenção de plantas ornamentais.

Técnico agrícola há 48 anos, Jairo Clemente de Oliveira listou os principais benefícios trazidos pelo pó de rocha produzido pela MCG (Mineração Campo Grande). De acordo com ele, a rochagem oferece uma combinação de nutrientes, com quase toda a tabela periódica, com exceção de nitrogênio e enxofre, melhorando reestruturação do solo.

Além disso, o recurso promove aumento da capacidade de troca de cátions e ânions, aprimorando a condição nutricional do solo. Outra vantagem propiciada pela aplicação do pó de rocha é o aumento dos teores de nutrientes e alta na eficiência na captação de nutrientes no solo.

“O pó de rocha libera nutrientes de forma gradual, fazendo com que os efeitos de sua aplicação perdurem por vários anos, melhora a estrutura física do solo, disponibiliza maior número de nutrientes, resultando em uma vegetação e frutos mais saudáveis e deixa as plantas mais resistentes a doenças, diminuindo o consumo de agrotóxicos”, destaca Jairo Clemente.

O técnico destaca ainda a importância do pó de rocha como alternativa, além de sustentável, mais barata do que adubos químicos, uma vez que o Brasil importa cerca de 95% do potássio e 50% do fósforo do exterior.

“O pó de rocha está disponível em quase todo território brasileiro e possui custos de aquisição muito menores do que os insumos químicos importados. Além disso, a produtividade mostra-se equivalente ou superior às obtidas pela fertilização convencional. Em alguns casos, o rendimento pode ser até 30% superior do que o obtido com insumos só químicos”, diz.

Rico em nutrientes, o pó de rocha é uma opção mais barata e eficiente do que adubos químicos (Foto: Kísie Ainoã)
Rico em nutrientes, o pó de rocha é uma opção mais barata e eficiente do que adubos químicos (Foto: Kísie Ainoã)

Entre os principais benefícios do uso do pó de rocha da MCG (Mineração Campo Grande), estão:

  • Correção de teores de cálcio e magnésio no solo
  • Aumento do PH
  • Aumento da saturação de bases (V%) e a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo, deixando mais equilibrado.
  • Alto teor de silício (Si) que absorvido pelas plantas acumula-se nas folhas formando uma barreira protetora contra o ataque de pragas e doenças, além de regular a perda de água. O silício também retém  a água no solo, e faz a planta aprofundar as raízes resistindo aos veranicos.
  • Outras funções do silício é a neutralização do alumínio tóxico e a liberação do fósforo retido nos coloides do solo.
  • Fornecimento de potássio, podendo ser utilizado para correção do teor no solo ou no fornecimento parcial da demanda da planta.
  • Aumento da disponibilidade de fósforo.
  • Os elementos presentes catalisam a ação dos agentes de compostagem, reduzindo o tempo do processo.
  • Plantas nutridas com pó de rocha, produzem alimentos mais nutritivos.
  • Conservação do solo, diminuindo os elementos tóxicos.
  • Maior eficiência na fotossíntese.
  • Maior efeito residual.
  •  Cada tonelada de remineralizador  aplicada no solo sequestra 300kg de CO2 da atmosfera.

Quer ampliar os resultados da sua lavoura de forma inteligente e sem danificar o meio-ambiente? Entre em contato com a Mineração Campo Grande (MCG) através do telefone (67) 98454-9980 (chame aqui) e confira as melhores opções para sua produção. A (MCG) fica na Rodovia BR 262 Km 375 s/n, Terenos - MS.

Além da credibilidade, a MCG conta com um time de profissionais experientes para garantir melhores resultados para os cliente (Foto: Kísie Ainoã)
Além da credibilidade, a MCG conta com um time de profissionais experientes para garantir melhores resultados para os cliente (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias