ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Corredor Azul

Agenda 2030 para igualdade de gênero em áreas úmidas

Wetlands International Brasil | 03/07/2020 16:16
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Em 2015 foi acordado por chefes de Estado e Governos de diversos países do mundo 17 objetivos para alcançar o chamado desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, assim foi criada a Agenda2030, fomentada por diversas agências do sistema das Nações Unidas (ONU).

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão: erradicação da pobreza, redução da desigualdade, ação contra mudança climática, vida aquática, vida terrestre, entre outros, dos quais um específico, o ODS 5, “para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas” e poder enfrentar a violência e exploração sexual, desigualdade no acesso e à remuneração no mercado de trabalho, divisão desigual do cuidado não remunerado e do trabalho doméstico, e a discriminação no cargo público, que permanecem como enormes barreiras à igualdade de gênero.

Para que se possa atingir o desenvolvimento de forma igualitária, foi criado o programa Mulheres 2030 e, no ano de 2017, Campo Grande se fez presente nessa agenda com a “Oficina Nacional de ODS Sensíveis a Gênero”, facilitada pela Mupan-Mulheres em Ação no Pantanal, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A oficina buscou alcançar lideranças e suas comunidades urbanas e rurais - indígenas, quilombolas, fronteiriças, litorânea, agricultura familiar, economia solidária, entre outras, para trazer essa agenda ao contexto local de nosso Estado.

Cinco organizações que participaram dessa oficina: Grupo de Educadores Ambientais sem Fronteiras (Geasf); Centro de Trabalhadores da Economia Solidária (CTES); Instituto de Apoio e Proteção a Pesquisa, Educação e Cultura (IAPECC); Associação Movimento Mãe Águia, de Mato Grosso do Sul; e Centro de Mulheres do Cabo (CMC), instituição sediada em Pernambuco.

Após os debates se encerrarem, os participantes se comprometeram a difundir o conhecimento sobre a importância da Agenda2030 a mais e mais pessoas, cada qual em sua própria realidade.

Nos últimos meses de 2019 e início de 2020 cerca de 370 pessoas, dessas 197 eram mulheres, participaram de novas capacitações promovidas pelas cinco organizações iniciais.

Nestes encontros elas debatiam suas realidades, a que suas antepassadas viveram, discutiam o papel da mulher em diversos contextos para planejar formas de implementar os ODSs em suas comunidades. Além de Campo Grande, pessoas de Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nioaque, Bela Vista e outras cidades de MS estiveram presentes.

Assim, o conhecimento vai se multiplicando, para que chegue a um número maior de pessoas de localidades diferentes, tornando o mundo, aos poucos, um lugar melhor. Novos projetos, ações e atividades estão nascendo, a partir desse contato que tiveram com o programa Mulheres 2030.

Os objetivos da Agenda2030 só poderão ser atingidos em todo seu êxito quando as mulheres puderem ajudar a decidir na construção de um mundo igualitário, por isso é necessário que elas tenham o mesmo espaço que os homens nos mais variados contextos de nossa sociedade.


Nos siga no Google Notícias