Comerciante denuncia boicote da Solurb após reclamação no serviço
Segundo ele, já são quatro semanas de acúmulo de sacos de lixo na porta da loja
Há quatro semanas, o comerciante Ricardo Guimarães, de 54 anos, enfrenta um problema incomum na Vila Almeida, em Campo Grande: os caminhões da Solurb deixaram de recolher o lixo em frente à sua loja de jardinagem, localizada na Rua Yokohama. Segundo ele, o motivo seria uma represália por ter feito uma reclamação formal contra o serviço. Essa caso chegou pelo canal Direto das Ruas.
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Comerciante de Campo Grande denuncia boicote da Solurb após reclamação. Ricardo Guimarães, 54, dono de uma loja de jardinagem na Vila Almeida, afirma que a empresa de coleta de lixo interrompeu o serviço em seu estabelecimento há quatro semanas. Ele acredita ser retaliação por ter reclamado formalmente à empresa sobre uma advertência recebida por descartar cerâmica quebrada, mesmo respeitando o limite de peso por saco. Guimarães alega que vizinhos descartam entulho similar sem problemas. O comerciante, que se diz em dia com suas obrigações fiscais, reclama do acúmulo de lixo orgânico em frente à sua loja e cobra a regularização do serviço. A Solurb foi contatada, mas ainda não se manifestou sobre o caso.
“Fiz uma denúncia no ‘Reclame Aqui’ e, desde então, parece que um dos atendentes levou para o lado pessoal. A coleta simplesmente parou, nem o lixo orgânico eles pegam mais”, relata o comerciante, que também é engenheiro agrônomo.
O impasse começou após ele ser advertido por descartar restos de cerâmica quebrada da loja em sacos de lixo. Mesmo obedecendo à legislação — que determina o limite de até 30 kg por saco —, a reclamação foi feita e, segundo Ricardo, o tratamento mudou.
“Entendo que há regras, mas o que me incomoda é ver que vizinhos colocam restos de reboco ensacados e têm o lixo recolhido normalmente. Isso virou um boicote só contra a minha loja”, afirma.
O comerciante também destaca que está em dia com todos os impostos e taxas, e cobra o cumprimento do serviço básico. “É revoltante pagar tudo corretamente e ver o lixo acumulando na porta do seu estabelecimento. É lixo comum, orgânico, que deveria ser recolhido”, completa.
Ao Campo Grande News, a empresa esclareceu que não procede qualquer prática de boicote, retaliação ou suspensão deliberada da coleta por parte dos colaboradores. Por isso, fará o recolhimento excepcional do material.
"Reforçamos nosso compromisso com a legalidade, segurança operacional e qualidade dos serviços prestados, e seguimos à disposição para orientar a população sobre o descarte correto de resíduos, conforme as normas vigentes", termina.
*Matéria editada às 16h07 do dia 5/05 para acréscimo de informações.
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