ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Família denuncia que paciente com HIV aguarda exame em posto há uma semana

Sem tratamento necessário, paciente que é portador do vírus HIV passou a ter sintomas da Aids e já não move uma das pernas

Danielle Valentim | 21/02/2018 15:13
Além do vírus HIV, o paciente foi diagnosticado com meningoencefalite por toxoplasma e não está recebendo as medicações adequadas para o tratamento. (Foto: Direto das Ruas)
Além do vírus HIV, o paciente foi diagnosticado com meningoencefalite por toxoplasma e não está recebendo as medicações adequadas para o tratamento. (Foto: Direto das Ruas)

Um paciente soroposito para HIV, de 34 anos, está no CRS (Centro Regional de Saúde) “Dr. Guinter Hans”, no bairro Nova Bahia, desde a última sexta-feira (16) à espera de transferência para fazer um exame de tomografia. A família do atendente já procurou o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que notificou a prefeitura pedindo que uma providência seja tomada em 48 horas, sob risco de ir à Justiça.

Segundo a família, o rapaz, que terá o nome preservado, está sem tratamento necessário para o vírus HIV, e apresenta sintomas da AIDS, como perda extrema de peso, diarréia constante, vômitos e dores de cabeça. Segundo informado, ele já perdeu 10 quilos nos últimos meses.

Os principais sintomas da AIDS só se manifestam se a pessoa não realizar nenhum tratamento contra o vírus, que costumam surgir cerca de 8 a 10 anos após a contaminação com o HIV ou quando o sistema imunológico está fraco.

No caso do paciente, o diagnóstico só foi feito há dois meses, quando sintomas de debilitação já haviam surtido. Debilitado, o paciente concedeu entrevista ao Campo Grande News e ressaltou perdeu uma transferência na sexta-feira, por erro da unidade.

“Hoje, preciso urgente de uma tomografia. A transferência pode ser para qualquer unidade que disponibilize o exame. Já era para eu ter conseguido isso, mas na última sexta-feira recebi os primeiros atendimentos e sem previsão de vaga, recebi alta. Quando peguei a estrada em direção a Ribas, cerca de 20 minutos depois, conseguiram a vaga, mas como eu estava fora da unidade perdi”, disse.

A família do paciente é de Ribas do Rio Pardo e precisou vir à Capital para acompanhar a situação do homem. Ao Campo Grande News, a tia do paciente contou que ele estava morando na Capital e que trabalhava como atendente.

“Eu estou encostado pelo INSS, minha esposa tem pressão alta, e nós não sabemos mais o que fazer. Viemos do interior achando que na Capital teria mais estrutura, mas não tem”, desabafou o pai do rapaz, de 58 anos.

No mês de novembro do ano passado, o rapaz teria passado mal e após exames descobriu um fungo no estômago. Depois de medicações, o paciente melhorou e chegou a viajar para Eldorado onde permaneceu por cerca de 15 dias. Porém, ao retornar para casa adoeceu de vez e precisou ser internado.

O atendente deu entrada no Nova Bahia na sexta (16) e, desde então, o quadro só piorou. O paciente já eliminou, em quatro dias, cerca de dez quilos, perdeu a mobilidade de uma das pernas, além de apresentar vômitos, diarréia e dores de cabeça constantes.

A família reclama, que o local não dispõe de alimentação, roupas, isolamento ou qualquer avaliação especializada. Dessa forma, desesperados, os pais acionaram o MP/MS que deu prazo de 48 horas à prefeitura Municipal para a disponibilização da vaga.

Um médico plantonista chegou a declarar em documento, que além do vírus HIV, o paciente foi diagnosticado com meningoencefalite por toxoplasma e que não está recebendo as medicações adequadas para o tratamento, pois a unidade só possui medicações para tratamento de urgência.

Resposta - Indagada sobre a situação do paciente e providência urgente da vaga, a Sesau informou que o paciente está em observação no CRS Nova Bahia sendo acompanhado pela equipe de profissionais da unidade e ainda contando com o auxílio dos profissionais do CEDIP-Hospital Dia, recebendo o tratamento necessário para o caso.

A Sesau reiterou que a solicitação de vaga pelo paciente já foi inserida no sistema de regulação para leito em infectologia. No local onde for internado, o paciente fará o exame de tomografia.

Ainda em nota, a secretaria informou que no histórico do paciente consta que ele foi atendido na última sexta-feira (16) no CEDIP-Hospital Dia e a solicitação de vaga foi incluída no sistema. Porém, mesmo após ser orientado a aguardar a vaga no CRS Nova Bahia, naquele dia, o paciente foi embora e perdeu uma vaga que havia sido liberada.

No sábado (17), conforme nota da Sesau, ele retornou ao CEDIP-Hospital Dia onde foi medicado e mais uma vez teve a solicitação de vaga inserida na central de regulação e aguarda até a liberação até o momento.

Direto das Ruas - Esta sugestão de reportagem foi encaminhada ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, nosso canal de interação do leitor com a redação.Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizonta.

 

Nos siga no Google Notícias