ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Incêndio em área verde deixa Rita Vieira encoberto de fumaça

Vegetação servia de lixão e dinâmica do incêndio é apurada pelo Corpo de Bombeiros

Por Gustavo Bonotto | 27/08/2025 21:26

Incêndio em vegetação na Rua Rotterdan, durante o início da noite desta quarta-feira (27), encobriu de fumaça o Bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Conforme apurado pela reportagem, fogo começou por volta das 19h, numa área verde usada como descarte irregular de lixo, ao lado de uma igreja.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Incêndio em vegetação causou grande quantidade de fumaça no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande, na noite de quarta-feira (27). O fogo começou por volta das 19h em uma área com lixo, próxima a uma igreja na Rua Rotterdan. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, mas as chamas se extinguiram antes da chegada da equipe. Ninguém ficou ferido.A fumaça se alastrou rapidamente devido ao tempo seco e baixa umidade do ar. Apesar do susto, o fogo não atingiu residências. A causa do incêndio ainda é investigada. As autoridades alertam para os riscos de queimadas durante a estiagem e lembram que atear fogo em áreas urbanas ou rurais é crime ambiental, com multa de até R$ 9,6 mil. Denúncias podem ser feitas à Decat e à Secretaria Municipal de Gestão Urbana.

O Corpo de Bombeiros investiga o que teria provocado as chamas. Moradores próximos acionaram o socorro ao notarem o avanço do fogo. Uma equipe foi enviada ao local. Apesar disso, as chamas já haviam se dissipado sozinhas antes da chegada dos bombeiros. Ninguém ficou ferido.

Segundo apurado pela reportagem no local, poucos vizinhos estavam na área e nenhum soube informar como o incêndio teve início. A fumaça pôde ser vista de longe e se espalhou com rapidez, impulsionada pelo tempo seco. A cidade está sob alerta de baixa umidade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Embora o fogo não tenha atingido imóveis, o risco foi ampliado pela presença de lixo na vegetação. Os bombeiros ressaltam que o período de estiagem exige cuidados redobrados com queimadas urbanas e rurais.

A legislação considera crime ambiental atear fogo em terrenos baldios ou áreas de mata. A multa pode chegar a R$ 9,6 mil. Denúncias podem ser feitas à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) pelo telefone (67) 3325-2567 ou à Secretaria Municipal Gestão Urbana, pelo número 156.

Se o responsável pela queimada for identificado, o caso pode ser denunciado diretamente à PMA (Polícia Militar Ambiental) pelo telefone (67) 3357-1501.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.