ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Paciente terminal, Eurípedes ficou 21 horas sem se alimentar ou beber água

Família procurou o Campo Grande News

Lucia Morel | 03/08/2020 18:05
Paciente terminal, Eurípedes só se alimenta por sonda. (Foto: Direto das Ruas)
Paciente terminal, Eurípedes só se alimenta por sonda. (Foto: Direto das Ruas)

O idoso Eurípedes Moreira da Silva, 72 anos, ficou 21 horas sem alimentação e água depois que teve alta de hospital em Aquidauana e voltou para casa, em Dois Irmãos do Buriti, hoje de manhã. Paciente considerado terminal, mas que precisa de cuidados paliativos, Eurípedes só recebeu novamente sonda para que pudesse comer e beber hoje às 17 horas.

Família do idoso teme que a situação volte a ocorrer e procurou o Campo Grande News para denunciar o caso, que consideram como descaso. Mesmo precisando de cuidados especiais – inclusive respirando por aparelhos -, Eurípedes recebeu alta devido o risco de ser infectado com covid-19 em algum hospital.

Há dois meses ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e foi levado para o Hospital de Dois Irmãos de Buriti, de onde foi encaminhado para melhor atendimento em Aquidauana, mas teve de ser levado para a Santa Casa de Campo Grande, onde passou 17 dias em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 12 dias na enfermaria.

Em casa, ele desenvolveu uma broncopneumonia e precisou novamente de atendimento médico, e foi encaminhado para Aquidauana, de onde teve alta esta manhã. No entanto, segundo a família, o idoso chegou em casa sem a sonda que permite que ele se alimente e beba água, já que devido a traqueostomia, ele não engole nada.

Ele estaria sem o aparelho desde às 20 horas de ontem, quando ficou “agitado” e retirou a sonda de si, sem que ninguém colocasse novamente. A esposa dele, Ivone Maria da Conceição, 52 anos, diz que o marido também chegou do hospital sujo, sem que tivessem realizado nele uma higiene adequada.

Segundo a denúncia que chegou até a reportagem, em Dois Irmãos do Buriti, onde o idoso está desde às 9 horas, “o enfermeiro diz q aguarda liberação do hospital (para colocar a sonda) e disseram que era um paciente terminal. Mas vão deixa-lo sem comer e beber pra morrer mais rápido?”, questionou filha de Ivone, indignada.

Por volta das 17 horas o caso se resolveu, com implantação novamente da sonda para que Eurípedes possa se alimentar e beber, no entanto, segundo Ivone, ela teme que o problema se repita e que o município volte a demorar para liberar um profissional que possa instalar a sonda nasal no marido.

Além de Ivone e uma filha, um técnico de enfermagem foi liberado pela prefeitura para ajudar nos cuidados com Eurípedes. Isso, desde que ele voltou para casa, depois da primeira internação devido o AVC, na Santa Casa. “Ele ajuda muito”, diz Ivone, ainda cansada de tanto esperar que o problema da sonda se resolvesse. Ela espera que o descaso não volte a ocorrer.

Pela prefeitura, a assessoria de imprensa informou que existe um cuidado grande por parte da gestão municipal, mas vai apurar a razão da demora no atendimento a Eurípedes.

O município informou ainda que hoje foi registrado o primeiro óbito por covid-19 na cidade, o que movimentou durante todo o dia, as equipes de saúde. Mesmo não sendo uma justificativa para o atraso, a administração municipal disse que isso pode ter contribuído para o atraso.

Foi informado ainda que o paciente será assistido, frequentamente, além do técnico de enfermagem, também por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e equipe de saúde da família.

Direto das Ruas – A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias