ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Sem nenhum contato da SES, leitora questiona rastreamento de casos de covid

Programa Rastrear busca identificar e monitorar tanto a pessoa infectada quanto sua rede de contato

Aletheya Alves | 20/11/2020 13:44
Teste para covid-19 sendo realizado em drive thru de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Teste para covid-19 sendo realizado em drive thru de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Cinco dias depois de a mãe ter sido diagnosticada com covid-19 e sem receber contato de unidade de saúde, leitora questiona ação do programa Rastrear. Lançado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em setembro, o protocolo de acompanhamento busca identificar e monitorar tanto a pessoa infectada quanto sua rede de contato.

Em teoria, o contato com os pacientes deveria ser iniciado assim que o diagnóstico é feito. Esse procedimento é realizado por telefone e os dados são incluídos em software no sistema estadual. De acordo com leitora, de 37 anos, que pediu para não ser identificada, até o momento não houve nenhum aparecimento do programa.

Ela relata que sua mãe, de 73 anos, começou a apresentar sintomas entre os dias 8 e 9 deste mês, mas que o primeiro diagnóstico foi de resfriado. Conforme o quadro piorou durante a semana, nova consulta foi realizada e a identificação da covid-19 saiu no dia 14 com base em diagnóstico clínico e exame de sangue, sem resultado do teste RT-PCR.

Foi internada no dia 14 e disseram que o resultado sairia em 24h, mas informaram o resultado do PCR apenas no dia 18. Fiquei aguardando, pensei “o pessoal do Rastrear vai entrar em contato com a gente”. Desde então estou esperando.

Em contato com a SES, foi informado que a responsabilidade do acompanhamento seria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Em nota, a assessoria da prefeitura explicou que irá verificar se houve alguma falha pontual, pois o monitoramento está sendo feito normalmente com centenas de pacientes.

Ainda de acordo com a assessoria da prefeitura, o paciente deverá ser contatado pela unidade de saúde de sua área de abrangência. Pacientes de alto risco são contatados diariamente, enquanto os de menor risco recebem monitoramento a cada dois dias.

Essas medidas são tomadas para tentar controlar a disseminação do vírus e reduzir a quantidade de casos.

Exemplo de relatório do programa apresentado no lançamento do Rastrear. (Foto: Reprodução/SES)
Exemplo de relatório do programa apresentado no lançamento do Rastrear. (Foto: Reprodução/SES)

Direto das Ruas – A informação chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias