ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  31    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Sucatas ocupam rua na Vila Nhanhá e viram abrigo para usuários de drogas

Loja teria alugado terreno para depósito, mas carcaças seguem na via pública, diz morador

Por Gabi Cenciarelli | 30/07/2025 14:18
Sucatas ocupam rua na Vila Nhanhá e viram abrigo para usuários de drogas
Sucatas deixadas na rua, na Vila Nhanhá (Foto: Direto das Ruas)

Um ferro-velho a céu aberto, como foi apelidado por moradores, se tornou um pesadelo para moradores da Rua Pedro Leão, no Vila Nhanhá, em Campo Grande, nos últimos meses. De acordo com denúncias, uma loja de autopeças tem deixado carcaças de veículos estacionadas em via pública por longos períodos, contribuindo para o aumento da criminalidade no bairro. Esse caso foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores do Jardim Nhanha, em Campo Grande, denunciam um ferro-velho a céu aberto na Rua Pedro Leão. Carcaças de veículos, pertencentes a uma loja de autopeças, ocupam a via pública há meses, causando transtornos e insegurança. Além da degradação visual, moradores temem pela segurança, relatando a presença de usuários de drogas abrigados nas sucatas. A prática configura infração ao Código de Polícia Administrativa, sujeita a multa de até R$ 2.500,00. A Prefeitura foi contatada e o caso deve ser encaminhado à Semadur. A loja de autopeças não se manifestou até o momento. Cidadãos podem denunciar situações semelhantes à Ouvidoria pelo número 156.

Segundo um auxiliar administrativo de 35 anos, que vive na região e pediu para não ser identificado por medo de represálias, as sucatas ocupam a rua há cerca de seis meses. “Eles alugaram o terreno em frente para fazer depósito dessas carcaças, mas deixam os carros na rua desde o começo do ano. Já reclamei, uma vez tiraram, mas sempre voltam a colocar”, relata.

Além do aspecto visual degradado, a maior preocupação dos moradores é com a segurança. “É ruim por causa da situação do bairro. Ontem mesmo passei à noite e tinha um usuário dormindo dentro de uma das carcaças. Tenho medo de ser abordado na porta da minha casa. É um ferro-velho a céu aberto.”, desabafa o morador.

Sucatas ocupam rua na Vila Nhanhá e viram abrigo para usuários de drogas
Registro da rua em junho de 2024, pelo google street view (Foto: Google)

O uso de via pública como extensão de ferro-velho é considerado infração por configurar ocupação irregular do espaço urbano e descarte indevido de resíduos sólidos. A prática contraria o Código de Polícia Administrativa de Campo Grande e pode gerar multa de até R$ 2.500,00, conforme prevê a legislação municipal. Além disso, as carcaças expostas oferecem riscos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente. Moradores que desejarem denunciar a situação podem acionar a Ouvidoria da Prefeitura pelo número 156, que encaminha o caso para fiscalização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

A equipe de reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a Prefeitura para saber se o órgão tem ciência do problema e se o responsável já foi autuado, mas aguarda retorno. Também foi solicitado posicionamento do proprietário da loja de autopeças apontada pelos moradores como responsável pelas sucatas, mas até a publicação desta matéria, não houve resposta.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.