A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

01/04/2011 16:49

Aberta licitação para estudos de novos ramais da Ferrovia Norte-Sul

Aline Queiroz

Projeto prevê ligação entre Mato Grosso do Sul e Paraná

Empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias publicou na edição de hoje do Diário Oficial da União o edital de concorrência para a contratação de especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos novos ramais da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul.

O edital prevê a execução dos estudos em dois lotes, um deles para a ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul com o município de Panorama, no trecho Maracaju, no Estado, a Paranaguá, no Paraná. A extensão aproximada é de 1.116 quilômetros.

Já a segunda parte do estudo, contempla a Ferrovia Norte-Sul, no trecho Panorama, São Paulo, e o Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 quilômetros.

O ponto de partida para viabilizar os estudos para a expansão da ferrovia paranaense começou, este ano, com uma reunião entre o governador do Paraná, Beto Richa, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).

O encontro entre os dois foi Curitiba, no dia 07 de fevereiro, com o objetivo de promover a construção de um ramal ferroviário que interligasse a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, com passagem por Mundo Novo e Guaíra.

O próximo passo foi a reunião dos governadores, no dia 16 de fevereiro, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília.

Na ocasião ficou definido que a Valec também faria o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá.

Este novo ramal, defendido pela Ferroeste, é fundamental para solucionar o gargalo existente na linha da antiga ferrovia da RFFSA, entre Ponta Grossa e o porto. O trecho, cuja construção começou na época do império, não comporta o volume de cargas somado das regiões Oeste do Paraná, Centro-Oeste brasileiro e Paraguai.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...


Boa iniciativa !!! mais ferrovias é menos caminhoes nas estradas, menos acidentes, menos mortes e mais e economia para o pais !!!!
 
Angelo Fantini em 01/04/2011 10:47:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions