ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Aberta licitação para estudos de novos ramais da Ferrovia Norte-Sul

Aline Queiroz | 01/04/2011 16:49

Projeto prevê ligação entre Mato Grosso do Sul e Paraná

Empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias publicou na edição de hoje do Diário Oficial da União o edital de concorrência para a contratação de especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos novos ramais da Ferroeste e da Ferrovia Norte-Sul.

O edital prevê a execução dos estudos em dois lotes, um deles para a ligação ferroviária de Mato Grosso do Sul com o município de Panorama, no trecho Maracaju, no Estado, a Paranaguá, no Paraná. A extensão aproximada é de 1.116 quilômetros.

Já a segunda parte do estudo, contempla a Ferrovia Norte-Sul, no trecho Panorama, São Paulo, e o Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul, com extensão de 1.620 quilômetros.

O ponto de partida para viabilizar os estudos para a expansão da ferrovia paranaense começou, este ano, com uma reunião entre o governador do Paraná, Beto Richa, e o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).

O encontro entre os dois foi Curitiba, no dia 07 de fevereiro, com o objetivo de promover a construção de um ramal ferroviário que interligasse a Ferrovia do Pantanal, na região de Maracaju e Dourados, até Cascavel, no Paraná, com passagem por Mundo Novo e Guaíra.

O próximo passo foi a reunião dos governadores, no dia 16 de fevereiro, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília.

Na ocasião ficou definido que a Valec também faria o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho entre Guarapuava e o Porto de Paranaguá.

Este novo ramal, defendido pela Ferroeste, é fundamental para solucionar o gargalo existente na linha da antiga ferrovia da RFFSA, entre Ponta Grossa e o porto. O trecho, cuja construção começou na época do império, não comporta o volume de cargas somado das regiões Oeste do Paraná, Centro-Oeste brasileiro e Paraguai.

Nos siga no Google Notícias